Durante pouso em pista contaminada com neve aeronave perde o controle e trem de pouso colapsa
Trem de pouso direito recolheu após aeronave sair da pista
Após o pouso no aeroporto O’Hare, em Chicago, nos Estados Unidos, um Embraer ERJ-145 escorregou na pista e bateu a asa no gramado congelado, sem deixar vítimas. O momento do toque e a saída do avião da pista foi gravado por um passageiro.
O ERJ-145, da empresa regional Envoy, realizada o voo AA4125, da American Eagle, entre a cidade de Greensboro e Chicago. As condições climáticas no destino estavam estáveis, com visibilidade de 1.200 metros e neve sobre a cidade. Durante a aproximação a torre do aeroporto O’Hare informou que as condições de tempo estavam ruins, ainda que estável, mas a pista 10L apresentava condições de frenagem média.
Após o toque considerado normal o avião percorreu quase 1.600 metros até perder a aderência com a pista, escorregando para a direita, girando e parando quase 45 graus em relação a pista.
Enquanto o avião perdia o eixo central da pista e curvava sem controle, o trem de pouso direito recolheu, possivelmente pela elevada carga adicional gerada, fazendo a ponta da asa tocar no chão. As autoridades norte-americanas avaliam os procedimentos de pouso e os danos causados na aeronave. Da mesma forma será investigado se no momento do toque a condição de frenagem era média ou já poderia ser considerada baixa ou ruim.
Redação
Publicado em 12/11/2019, às 15h00 - Atualizado às 17h40
+lidas