AERO Magazine
Busca

CES 2025

Honeywell anuncia na CES 2025 novas tecnologias com inteligência artificial

Empresa desenvolverá novas telas de cockpit mais avançadas e a migração para tecnologias aviônicas modernas


Suíte de aviônicos Honeywell Anthem é a mais recente do fabricante e deverá oferecer integração com IA - Divulgação
Suíte de aviônicos Honeywell Anthem é a mais recente do fabricante e deverá oferecer integração com IA - Divulgação

A Honeywell e a NXP Semiconductors anunciaram, durante a CES 2025, realizada esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma parceria no desenvolvimento de tecnologias voltadas para novos aviônicos e sistemas de voos autônomos.

A parceria, iniciada em 2024, segue uma nova fase com o foco em tecnologias aeroespaciais baseadas em inteligência artificial (IA), voltadas para aprimorar a eficiência operacional no planejamento e gerenciamento de voos. Essa colaboração também facilitará a transição para novos chipsets e tecnologias de última geração.

Entre os objetivos está o avanço em telas de cockpit de última geração, que serão maiores, mais finas e de alta resolução, aprimorando a clareza visual e a eficiência dos sistemas. Além disso, a parceria busca simplificar a migração para tecnologias aviônicas mais modernas e estender a vida útil de soluções críticas de aviação, oferecendo maior valor a longo prazo para fabricantes e operadores de aeronaves.

A arquitetura baseada em domínio da NXP desempenha um papel central na evolução da autonomia, ao oferecer recursos de alta computação, segurança cibernética integrada e funcionalidade avançada, originalmente desenvolvidos para a indústria automotiva. Agora, essa tecnologia será adaptada para aplicações na aviação por meio do Honeywell Anthem, o primeiro sistema de cockpit conectado à nuvem do setor. Essa colaboração também inclui a incorporação de processadores NXP em sistemas de gerenciamento de edifícios da Honeywell, como soluções de segurança e ferramentas anti-incêndio.

Uma das primeiras empresas a adotar as inovações dessa colaboração é a Vertical Aerospace, que está testando seu protótipo de aeronave eVTOL VX4 equipada com o sistema Honeywell Anthem.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 10/01/2025, às 17h55


Mais Notícias