AERO Magazine
Busca

Surf-A

Solução da Honeywell pode melhorar segurança das pistas nos aeroportos

Nova solução da Honeywell é um sistema de alerta de superfície que avisa os pilotos sobre perigos iminentes


O Surf-A usa dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego e fornece um alerta auditivo ao piloto quando há risco de colisões - Governo do Paraná
O Surf-A usa dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego e fornece um alerta auditivo ao piloto quando há risco de colisões - Governo do Paraná

A Honeywell anunciou ontem (30), que irá lançar uma solução que poderá melhorar a segurança das pistas nos aeroportos, servindo como um ‘terceiro par de olhos’ para pilotos, até o fim de 2025.

O chamado Surf-A é um sistema de alerta de superfície que avisa os pilotos que estão na aeronave sobre o perigo de invasões, saídas ou outros incidentes que possam ocorrer nas pistas. O software usa dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego e fornece um alerta auditivo ao piloto quando seus algoritmos determinam que o avião está em uma trajetória que pode resultar em uma colisão nos próximos trinta segundos.

Os pilotos que usam a ferramenta podem ouvir quatro alertas diferentes: “tráfego na reta final”, “tráfego atrás da aeronave”, “tráfego na pista” e “tráfego cruzando a pista”. Além dos alertas auditivos, mensagens de texto também aparecem no display de navegação do piloto. “O comandante é quem toma as decisões finais sobre o que fazer com essas informações”, disse Thea Feyereisen, pesquisadora técnica sênior da Honeywell Aerospace.

O sistema passou por uma demonstração durante uma série de voos entre Seattle (SEA) e Yakima (YKM), no estado norte-americano de Washington, em junho, e, segundo o fabricante, a certificação por parte da agência federal de aviação dos Estados Unidos (FAA) deverá ser concedida nos próximos meses. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/07/2024, às 08h54


Mais Notícias