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Em dois aeroportos

Energia elétrica renovável é usada por aviões em solo

Os aeroportos de Florianópolis e de Vitória estão fornecendo energia elétrica de fonte renovável para as aeronaves em solo


Até o fim do ano, o serviço estará disponível também em Natal - Zurich Airport
Até o fim do ano, o serviço estará disponível também em Natal - Zurich Airport

Os aeroportos de Florianópolis e de Vitória receberam este mês um sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Ela é certificada com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC).

Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto. Antes disso, era necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. 

Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra ambos os terminais, ao eliminar o uso das GPUs e APUs, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano em Florianópolis (FLN) e 1.200 toneladas anuais, em Vitória (VIX).

O grupo suíço investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema. “O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um grande avanço na nossa estratégia de ESG”, disse Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Até o fim do ano, ele chegará ao aeroporto internacional de Natal (NAT), recém-incorporado à concessionária, com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/05/2024, às 08h47


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