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COP28

Setor aéreo mantém apoio a fontes de energia mais limpas para a aviação

Durante a COP28, em Dubai, ACI World e IATA manifestaram apoio a fontes mais limpas para a descarbonização do setor


Segundo a IATA, a aviação necessita entre 25% e 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis ​​para SAF - Divulgação.
Segundo a IATA, a aviação necessita entre 25% e 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis ​​para SAF - Divulgação.

O Conselho Internacional de Aeroportos e a Associação Internacional de Transportes Aéreos reiteraram ontem (6) o seu apoio às fontes de energia mais limpas para a aviação no Global Sustainable Aviation Forum, evento paralelo à COP28, em Dubai.

A ACI World já havia feito tal posicionamento durante a conferência ICAO CAAF/3, onde foi definida uma redução de 5% da intensidade de carbono até 2030. No Fórum Global de Aviação Sustentável, o conselho também liderou discussões sobre o papel crítico do hidrogênio limpo, considerada uma fonte de energia versátil para propulsão alternativa no caminho da descarbonização da aviação. 

Esperamos que os governos garantam que as políticas e os quadros regulamentares sejam adaptados às circunstâncias específicas dos aeroportos para apoiar a transição da rede elétrica global para carbono zero líquido e para incentivar o desenvolvimento de infraestruturas com mecanismos financeiros apropriados”, disse Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral do ACI World.

Por sua vez, a IATA espera que a produção de combustível de aviação sustentável (SAF) triplique em 2024, para 1,875 mil milhões de litros, representando 0,53% da necessidade de combustível da aviação e 6% da capacidade de combustível renovável. 

A organização disse que a pequena percentagem da produção de SAF em relação ao combustível renovável total deve-se principalmente à nova capacidade que entrará em funcionamento em 2023 e será atribuída a outros combustíveis renováveis.

A aviação necessita entre 25% e 30% da capacidade de produção de combustíveis renováveis ​​para SAF. Nesses níveis, a aviação estará na trajetória necessária para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. Até que esses níveis sejam alcançados, continuaremos a perder enormes oportunidades para avançar na descarbonização”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

A COP28 vai até a próxima terça-feira (12).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/12/2023, às 07h35


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