Trabalho conjunto busca mais transparência no uso dos slots no aeroporto de Congonhas
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) se reuniu recentemente com autoridades para discutir a otimização dos slots no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Um slot é o horário de chegada e partida autorizado para um voo em um aeroporto específico. O objetivo da reunião foi melhorar a sua utilização no terminal (CGH) e manter uma relação transparente com os operadores aéreos.
Para realizar um voo em certos aeroportos, como Congonhas, além da aprovação do plano de voo, o operador aéreo da aviação geral deve reservar um slot pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (Sigma) com até cinco dias de antecedência.
A implementação da otimização dos slots será iniciada com uma Prova de Conceito de quatro meses. Durante esse período, os operadores não serão obrigados a ceder seus slots previamente reservados. A decisão de efetuar ou não a troca de usuário caberá ao Decea e ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
“Esperamos que essa flexibilização na troca de slots entre usuários, sob responsabilidade do Decea e coordenada pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), venha ao encontro de nosso objetivo de otimizar ao máximo a operação da Aviação Geral em Congonhas, aumentando a disponibilidade de slots”, disse o Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, Comandante do CGNA.
Por sua vez, Flávio Pires, Diretor-Geral da ABAG, disse que o trabalho conjunto com o Decea proporcionará maior dinamismo e flexibilidade para os operadores: "Vamos ajudar quem precisar acomodar uma mudança de sua programação em troca de um novo horário de alguém que possa ceder slots já reservados e que não serão utilizados".
O aeroporto de Congonhas é administrado atualmente pela concessionária Aena Brasil.
Por Micael Rocha
Publicado em 18/06/2024, às 08h14
+lidas