Uma comparação entre o avião presidencial e o Boeing 757 pessoal do bilionário
Embora o Air Force One, no imaginário popular, seja frequentemente associado aos dois Boeing 747-200B usados para o transporte do presidente dos Estados Unidos, a designação oficial aplica-se a qualquer aeronave que transporte o comandante-chefe do país.
Atualmente, a Força Aérea Americana (USAF, na sigla em inglês) opera, além dos dois Boeing 747, designados como VC-25A, oito Boeing 757-200, conhecidos como C-32. Essas aeronaves são utilizadas tanto pelo presidente quanto por outros membros do governo norte-americano em viagens pelo mundo. Após a eleição, o presidente eleito pode passar a usar o C-32 durante o período de transição de governo. Curiosamente, este é o mesmo modelo de aeronave adquirido por Donald Trump.
Apelidado pelo excêntrico empresário de "Trump Force One", o avião foi comprado em 2011 para substituir o antigo Boeing 727-100. Diferentemente do C-32, que exibe a tradicional pintura presidencial em tons de azul e branco, o Trump Force One chama atenção pela estética ousada: predominância de preto e branco, faixas vermelhas e o nome "Trump" pintado em dourado.
Se o exterior já se destaca pela extravagância, o interior reflete ainda mais o estilo suntuoso do empresário e agora novamente presidente, lembrando a Trump Tower ou o hotel-cassino em Las Vegas. Todos os detalhes são dourados, com poltronas em couro bege e abundância de madeira escura.
Como em tantos outros aspectos da vida de Trump, o avião também está envolvido em polêmicas. A aeronave foi adquirida pela DJT Operations, uma divisão de aviação do grupo Trump. No entanto, opositores acusam o empresário de operar o avião fora da legalidade, alegando que ele deveria ser usado exclusivamente para fins comerciais. O "novo" avião teve um custo estimado de US$ 100 milhões, considerado extremamente alto para um modelo com 20 anos de uso à época.
A partir de agora, Donald Trump passará a utilizar novamente os VC-25A, atualmente as aeronaves presidenciais mais avançadas, que funcionam como extensões da Casa Branca. Na teoria, ele ainda poderá ser o primeiro presidente a voar com o novo VC-25B, derivado do Boeing 747-8, que foi adquirido na sua primeira gestão (2017-2020).
O Air Force One é um dos símbolos mais icônicos da presidência norte-americana. Com uma pintura discreta que inclui a inscrição "United States of America", a bandeira dos Estados Unidos no estabilizador vertical e o selo presidencial na fuselagem, sua presença é marcante nos aeroportos e reflete a influência global dos Estados Unidos.
Embora a maior parte dos detalhes seja mantida em total sigilo por razões de segurança nacional, sabe-se que os dois aviões são verdadeiros centros de controle avançado do governo norte-americano. Os VC-25A são as únicas aeronaves destinadas ao transporte presidencial com capacidade para reabastecimento em pleno voo, o que lhes confere alcance praticamente ilimitado*. Sua eletrônica de bordo, incluindo os sistemas do avião, foi projetada para resistir a pulsos eletromagnéticos gerados por detonações nucleares. Além disso, o complexo e seguro sistema de comunicação transforma o Air Force One em um centro de comando móvel no caso de um ataque nuclear contra o país.
O presidente e sua comitiva desfrutam de 370 m² de espaço útil, distribuídos em três níveis, incluindo um porão convertido em área comum. O avião oferece uma ampla suíte presidencial, um escritório com as mesmas características do Salão Oval, uma sala de conferências e acomodações para a comitiva. Além disso, conta com um centro médico de emergência que funciona como uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e duas cozinhas completas, capazes de preparar refeições elaboradas para até 100 pessoas.
VC-25A | C-32 | Trump Force One | |
Modelo | 747-200B | 757-200 | 757-200ER |
Comprimento | 70,6 m | 47,3 m | |
Envergadura | 59,6 m | 37,99 m | |
Altura | 19,3 m | 13,56 m | |
Motores | 4x GE CF-6-80C2B1 | 2x P&W PW2040 | RR RB211-535E |
Peso máximo de decolagem | 365.000 kg | 116.000 kg | 100.000 kg |
Velocidade Máxima | Mach 0.92 | Mach 0.85 | Mach 0.85 |
Velocidade de Cruzeiro | Mach 0.84 | Mach 0.80 | Mach 0.80 |
Máximo de Passageiros | 76 | 45 | 38 |
Tripulantes | 26 | 16 | 5 |
Alcance | Ilimitado* | 11.100 km | 8.120 km |
* Na prática o alcance é limitado apenas pelas propriedades quimicas e físicas do lubrificante dos motores.
Na teoria o VC-25A pode voar por aproximadamente uma semana, apenas recebendo combustível em voo.
Texto publicado originalmente em Novembro de 2016. Foi republicado após atualizações
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/11/2016, às 18h03 - Atualizado em 19/01/2025, às 12h00
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