AERO Magazine
Busca

Invisível que será visto

Avião invisível será exposto em biblioteca presidencial

O mais voado de todos os F-117 Nighthawk é doado para o Ronald Reagan Presidential Library and Museum


O mais voado de todos os F-117A Nighthawk será exposto de forma permanente na biblioteca e museu presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley, Califórnia. A aeronave batizada de Unexpected Guest (convidado inesperado, na tradução literal) realizou 78 missões de combate.

O avião fará parte do acervo do Ronald Reagan Presidential Library and Museum, considerada uma das mais prestigiadas instituições dos Estados Unidos.  Sua exibição será aberta ao público dia 7 de dezembro, quando haverá o corte da fita durante o Reagan National Defense Forum, o encontro anula para discussão de assuntos de defesa e segurança. O F-117A ficará exposto no jardim oeste, ao lado de um F-14 Tomcat que já faz parte da coleção.

LEIA TAMBÉM

Famoso no imaginário popular como “avião invisível” o F-117A é considerado um dos mais avançados caças da história, mas teve uma curta vida operacional graças a chegada do F-22 Raptor, capaz de realizar as mesmas atividades com menores custos.

O F-117A foi desenvolvido pela Lockheed durante a década de 1970, como uma resposta as necessidades da força aérea dos Estados Unidos em atacar alvos inimigos sem ser detectado por avançados sistemas de radares, em especial os soviéticos. O avião só foi apresentado ao mundo na década de 1980, tendo sido desenvolvido em completo sigilo. A aeronave era considerada tão secreta que apenas no final da década de 1980 que os Estados Unidos admitiram sua existência.

O primeiro voo ocorreu em 18 de junho de 1981, em Groom Lake, a famosa Área 51, localizada no estado de Nevada, próximo a Las Vegas. A aeronave alcançou sua capacidade operacional em 1983, tendo sido formalmente entregue ao 37th Tactical Fighter Wing apenas em 1989.

O modelo esteve em serviço até 2008, quando foi retirado de serviço e substituído pelos caças F-22 Raptor. A Lockheed produziu apenas 59 unidades do F-117 Nighthawk, além de cinco protótipos. Apenas uma aeronave foi abatida, em 1999, por uma bateria antiaérea durante a guerra nos Balcãs. Recentemente o Nighthawk foi flagrado voando novamente, embora as autoridades norte-americanas neguem uma possível reintrodução do modelo no serviço ativo.

O F-117A (nº 803) que será apresentado ao público entrou em serviço em maio de 1984 e realizou 78 missões de combate, se tornando o recordista da frota.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 06/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 02h27


Mais Notícias