Aeronave recebeu extensas modificações na configuração interna e instalação de sistemas de segurança
Novo avião presidencial de Israel inicia campanha de ensaios em voo após conversão que durou 2 anos | Imagem: IAI
O primeiro Boeing 767-300 VIP da força aérea israelense iniciou sua campanha de ensaios em voo, após ser amplamente modificado para desempenhar o transporte presidencial.
O 767-300ER foi convertido para missões VIP de autoridades do governo de Israel, em especial do Presidente e Primeiro-ministro. A aeronave recebeu uma configuração interna, incluindo suíte com cama de casal, sala de reunião, gabinete oficial, área para membros da comitiva, entre outros.
O processo de conversão levou aproximadamente dois anos, envolvendo revisão completa de todos os sistemas, instalação de novo interior e de melhorias no projeto. Embora as autoridades de Israel e a força aérea confirmem, é possível que o avião tenha recebido sistemas de defesa e contramedidas, voltados especialmente contra ataques terroristas.
O primeiro voo foi postergado após uma falha no sistema de freio, obrigando uma revisão de segurança. A decolagem inaugural ocorreu no último domingo (3), iniciando uma extensa fase de testes em voo. A aeronave será submetida a uma certificação especial, visto as amplas mudanças implementadas.
O 767 recebeu uma pintura em azul, prata e branco, remetendo as cores da bandeira de Israel. Coincidentemente a pintura lembra a aplicada em uma virtual airline brasileira do início dos anos 2000.
Redação
Publicado em 05/11/2019, às 15h00 - Atualizado às 18h50
+lidas