AERO Magazine
Busca

Nono ano consecutivo

O avião executivo mais entregue do mundo é da Embraer

Família Phenom 300 reassumiu a liderança na aviação de negócios


Phenom 300 manteve a liderança no segmento de jatos leves pelo nono ano consecutivo

O Phenom 300 da Embraer manteve a liderança no segmento pelo nono ano consecutivo, tendo obtido um total de cinquenta entregas ao longo de 2020. Ainda que o ano passado tenha sido marcado por uma retração na aviação regular, os jatos de negócios mantiveram certa estabilidade.

O resultado foi apresentado pelo índice anual do General Aviation Manufacturers Association (GAMA), que destacou ainda que a família Phenom 300 retomou a liderança também no total de aviões de negócios entregues.

Ao longo de onze anos, desde a certificação em dezembro de 2009, a Embraer entregou mais de 590 aeronaves. Originalmente lançada em 2005, a série Phenom 300 está em operação em mais de trinta países e acumula mais de um milhão de horas de voo.

A Embraer investe continuamente na competitividade do Phenom 300, que ao longo dos anos recebeu uma série de melhorias, especialmente em desempenho, segurança e conforto. O modelo desbancou ao longo de uma década antigos líderes de mercado, como o lendário Learjet, que será descontinuado em 2021 por seu fraco número de pedidos.

Em janeiro de 2020 a Embraer anunciou o novo Phenom 300E, que recebeu interior remodelado e algumas melhorias de performance, como capacidade de atingir Mach 0,80 e velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes.

As melhorias tecnológicas adicionais incluem uma atualização da aviônica com um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS), além de proteção contra tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, FAA Datacom, entre outros.

O modelo foi certificado pela Anac, Easa e FAA, em março, obtendo a tripla certificação das agências do Brasil, Estados Unidos e Europa, respectivaente. A primeira entrega do novo modelo ocorreu em junho de 2020.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/02/2021, às 16h24 - Atualizado às 16h36


Mais Notícias