Governo brasileiro negocia venda de até quatro aviões Embraer C-390 para a Suécia
O governo brasileiro está negociando com a Suécia a venda de até quatros aviões militares multimissão C-390 Millenium da Embraer, disse hoje (26), o ministro da Defesa do Brasil, José Mucio Monteiro.
Segundo o ministro, o país nórdico pode adquirir entre três a quatro unidades do Embraer C-390, em contrapartida, os suecos estão dispostos a vender um lote adicional do caça Saab Gripen para o Brasil.
Embraer e Saab possuem uma parceria de desenvolvimento dos jatos F-39 Gripen. Uma linha de produção conjunta das empresas, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, é responsável pela montagem de 15 dos 36 caças encomendados pelo Brasil.
Em março, as fabricantes assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês), para fortalecer a colaboração em diversas áreas, especialmente no desenvolvimento de novos negócios na área de engenharia e também na promoção do C-390 Millennium na Suécia.
Um possível acordo envolvendo o avião multimissão impulsionaria a presença da unidade de defesa da Embraer na Europa.
Holanda, Hungria e Portugal, todos membros da Otan, selecionaram o bimotor para substituir aeronaves da geração anterior. Na semana passada, a Áustria anunciou a aquisição de quatro exemplares do C-390, tornando-se o quarto país do continente a adquirir a aeronave.
A Embraer declara que uma das vantagens do C-390 é o seu o baixo custo operacional aliado a várias funções multiplataforma, como transporte de soldados, paraquedistas e cargas, busca e salvamento, reabasteciemento em voo, entre outras.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/09/2023, às 17h15
+lidas