AERO Magazine
Busca

Ao toque de um botão

Novo turbo-hélice da Piper recebe sistema de pouso autônomo

Plataforma HALO é baseada no autoland do Garmin 3000 e amplia segurança de voo


Piper M600 é o primeiro avião do tipo a receber certificação para pouso autônomo nos EUA

A Piper Aircraft recebeu a certificação da FAA, a agencia de aviação civil dos Estados Unidos, para o Piper M600/SLS, equipado com o sistema HALO, baseado na plataforma Garmin Autoland. O sistema é similar ao empregado pela francesa Daher, permitindo o avião pousar de forma autônoma em caso de incapacidade do piloto.

A previsão é inicia ras entregas dos primeiros modelos equipados com o HALO imediatamente, visto que o sistema se tornou equipamento padrão em todas as aeronaves M600/SLS a partir de 2020.

LEIA TAMBÉM

O sistema de segurança inclui uma compilação de tecnologias inovadoras exclusivas para o M600 SLS baseado na suíte de aviônicos Garmin G3000, incluindo aceleração automática, modo de descida de emergência, estabilidade e proteção eletrônicas, taxiamento seguro após o pouso, conectividade de fluxo de voo, entre outras tecnologias.

"Estamos muito satisfeitos em anunciar a certificação do M600/SLS com o sistema de segurança HALO pela FAA", disse Simon Caldecott, Presidente e CEO da Piper Aircraft. “Esta é a primeira aeronave [turbo-hélice] a ser certificada [nos Estados Unidos] com um dos avanços mais significativos na história da aviação geral. Como uma empresa que sempre manteve a segurança na vanguarda de nossa cultura, temos orgulho de ser os primeiros a comercializar com a Autoland. É uma grande honra pavimentar o caminho para que outros sigam com esta nova tecnologia”.

A expectativa da indústria é que a maior parte dos aviões equipados com a suíte Garmin 3000 possam ser atualizados com o autoland no futuro. Inclusive, novas plataformas de voo poderão contar com o recurso, que deverá ampliar a segurança na aviação geral e de negócios. "O [autoland] deverá ser equipamento padrão em aeronaves de aviação geral", disse Phil Straub, vice-presidente executivo e diretor administrativo da Garmin.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/05/2020, às 16h00 - Atualizado às 17h27


Mais Notícias