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Mais agilidade em GRU

Novo procedimento de decolagem entra em vigor em Guarulhos

Terceira fase do projeto Agile GRU que otimiza decolagens entrará em vigor em 31 de outubro


Objetivo do projeto será aumentar a eficiência e segurança nas operações aéreas, reduzindo o tempo de táxi e otimizando o fluxo de decolagens - Divulgação
Objetivo do projeto será aumentar a eficiência e segurança nas operações aéreas, reduzindo o tempo de táxi e otimizando o fluxo de decolagens - Divulgação

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) informou que a partir de 31 de outubro de 2024, o Aeroporto Internacional de Guarulhos adotará a terceira fase do novo procedimento de decolagem paralela dependente. 

Chamado de Agile GRU, o objetivo é aumentar a eficiência e segurança nas operações aéreas, reduzindo o tempo de táxi e otimizando o fluxo de decolagens. O órgão informou que o projeto foi fruto de uma colaboração entre diversas entidades, incluindo o Decea, as companhias aéreas e a administração aeroportuária.

Para a implantação dessa terceira fase, os controladores da Torre Guarulhos passaram por treinamento no Instituto de Controle do Espaço Aéreo para garantir que estejam preparados para o novo procedimento. 

A operação será utilizada principalmente quando houver um grande desbalanceamento entre pousos e decolagens, permitindo a partida de mais voos em um período menor. As aeronaves deverão seguir as instruções da torre e do controle de aproximação, que monitorará o trajeto até que as rotas se separem.

Para que a operação seja possível, as condições meteorológicas mínimas são de 1.000 pés de teto e 5.000 metros de visibilidade. Em caso de condições adversas, antes da decolagem, os pilotos deverão reportar à torre no momento da autorização do plano de voo nas situações em que ocorram alguma condição que inviabilize sua adequação ao procedimento. 

O Decea lembra que uma vez autorizado o procedimento de saída (SID), a tripulação deverá seguir rigorosamente as normas estabelecidas, inserindo corretamente as informações da pista e da saída autorizada.

Os detalhes sobre a nova operação estão disponíveis para as tripulações na frequência ATIS (Automatic Terminal Information Service), que transmite as condições do aeródromo, além de publicações específicas como o AIP Brasil, acessíveis no portal AisWeb.

Por Micael Rocha
Publicado em 28/10/2024, às 07h30


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