Cabeceiras das duas pistas do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, têm agora os números 10 e 28
As cabeceiras de pistas do aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, já estão com a nova numeração desde as primeiras horas de hoje (8).
A identificação numérica tem o objetivo de orientar os pilotos sobre a direção durante os procedimentos de pousos e decolagens. É a primeira vez que ela é alterada desde que o aeroporto foi inaugurado, há 37 anos.
Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), os dois algarismos que identificam as cabeceiras de uma pista são definidos de acordo com o seu rumo ou orientação magnética da bússola. Eles podem variar de 1 a 36. Quando a bússola for apontada para determinada cabeceira e indicar 250 graus, por exemplo, ela é identificada com o número 25.
No caso de GRU, os rumos das pistas mudaram de 95 para 96 e de 275 para 276. Assim, foi necessário substituir as sinalizações horizontais e verticais no solo dos designativos das cabeceiras, arredondando-os para as dezenas superiores, ou seja, para 10 e 28, respectivamente. Portanto, as pistas, antes numeradas como 09L e 27R e 09R e 27L, foram alteradas para 10L e 28R e 10R e 28R.
“Esses números servem como um auxílio aos controladores para o direcionamento de voos no momento em que informam aos pilotos quais são as pistas que devem decolar ou pousar”, afirmou o diretor de operações da GRU Airport, Admilson Silva.
Os números designativos das cabeceiras de pistas podem ser alterados com o passar do tempo em razão da declinação magnética, que é o ângulo entre o Norte Verdadeiro e Norte Magnético da Terra. A média de modificação é de 1 grau a cada 10 anos.
Marcel Cardoso
Publicado em 08/09/2022, às 18h19
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