AERO Magazine
Busca

Aeroportos

GRU Airport recebe segundo Panther 6x6

Caminhão de combate a incêndio está entre os mais modernos do mundo


Foto: GRU Airport - Juan Carlos dos Reis

O GRU Airport, administrador do Aeroporto Internacional de São Paulo, adquiriu o segundo caminhão contra incêndios Rosembauer Panther 6X6. O veículo dedicado exclusivamente a operações aeroportuárias, é utilizado nos maiores aeroportos do mundo para atendimento a emergências.

A aquisição faz parte do plano de modernização da frota do aeroporto, que agora conta com dois Panther e outros quatro caminhões de bombeiros.

Fabricado pela austríaca Rosembauer, o novo caminhão se destaca pela tecnologia e pelo conjunto de equipamentos disponíveis. O jato d’água, por exemplo, atinge uma distância de 90 metros, o que permite cobrir as maiores aeronaves do mundo. O veículo vai de 0 a 80 Km/h em apenas 30 segundos, uma performance 50% superior ao exigido pela ANAC. A cabine comporta até cinco bombeiros, dois a mais que o mínimo estabelecido pelo órgão regulador.

O Panther também oferece acionamento automático externo que, ao toque de único botão, abre as portas e liga o motor e as luzes de advertência. O recurso acelera as manobras iniciais do motorista e diminui o tempo de resposta às ocorrências. Entre outros diferenciais estão o braço mecânico de 20 metros, que permite operações a distâncias seguras; o perfurador de fuselagem de alta potência, com capacidade para cortar estruturas de grande resistência, e a câmera térmica, que orienta o condutor em ambientes de baixa visibilidade, como neblina ou fumaça intensa.

Os novos veículos colocam o Aeroporto de Guarulhos entre os mais bem equipados, em termos de combate a incêndios, da América Latina.

Redação
Publicado em 25/06/2014, às 07h37


Mais Notícias