AERO Magazine
Busca

Ao invés de gasolina

Novo monomotor pode ser abastecido com diesel ou querosene de aviação

Tecnam P2010 TDI oferece redução nos custos e performance elevada


Tencam P2010 TDI

P2010 TDI pode ser abastecido com diesel ou querosene de aviação | Foto: Divulgação.

Monomotor P2010 TDI da Tecnam recebeu a certificação de tipo para voar abastecida com querosene de aviação (QAV), ao invés de gasolina. A mudança na motorização e combustível deverá tornar a operação mais barata, visto o menor valor, por litro, do QAV em todo o mundo. Além disso, o motor aceita inclusive abastecimento do diesel, visto a similaridade com o querosene aeronáutico, ampliando ainda mais as opções para o piloto.

O P2010 TDI é equipado com um motor Continental Cd-170 turboalimentado e com controle digital duplo (Fadec, em inglês), oferecendo 170 cavalos de potência, com desempenho consistente até os 18.000 pés, acima do nível do mar (MSL).

Graças ao uso de Fadec foi possível reduzir o consumo para apenas 17 litros por hora, com 55% da potência e 26 litros com 75% da potência. O alcance máximo é de 1.780 quilômetros, caso esteja abastecido com 240 litros de combustível. Em uma conversão teórica o avião consome um litro de querosene para cada 7,4 quilômetros voado.

Um dos destaques do motor Cd-170 é oferecer elevada confiabilidade e baixo custo de manutenção. Os mais de 7.500 motores em serviço acumularam mais de 8,5 milhões de horas de voo, um dos mais elevados da categoria.

Tencam P2010 TDI

Tecnam P2010 TDI é equipado com a suíte Garmin 1000 NXi e conta com Fadec

O Fadec ainda eliminou a alavanca de mistura, tornando a operação mais simples em todas as fases do voo.

O avião conta com a suíte de aviônicos Garmin 1000 NXi, integrada ao piloto automático GFC700, podendo ainda voar dentro das regras de performance baseada em performande (PBN).

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/12/2021, às 11h10 - Atualizado às 12h31


Mais Notícias