AERO Magazine
Busca

Fibra de carbono

Novo CompAir 6.2 oferece duas opções de motorização

Experimental avançado CompAir 6.2 é vendido em forma de kit e oferece duas opções de motorização, incluindo turboélice


Com Air 6.2 tem preço do kit básico a partir de US$ 327 mil - CompAir
Com Air 6.2 tem preço do kit básico a partir de US$ 327 mil - CompAir

A Comp Air Aviation lançou o seu novo Comp Air 6.2, um experimental avançado que oferece duas opções de motorização e capacidade para até seis adultos. O avião é uma evolução do bem-sucedido Comp Air 9, que oferece uma aeronave de alto desempenho, de asa alta e construída em materiais compostos.

Com números oficiais interessantes, o Compa Air 6.2 planeja enfrentar os principais concorrentes monomotores disponíveis no mercado, combinando boa potência, eficiência e conforto.

Oferecido em duas versões, com motor a pistão e turboélice, o avião possui construção totalmente em carbono e espaço para acomodar até seis adultos, além de bagagem. O projeto ainda permite adotar uma série de configurações, tornando o avião um utilitário multimissão. A cabine mede 9,5 metros e 12,2 metros de comprimento, que permite acomodar diversas configurações de assentos ou ser convertido como cargueiro.

Comp Air 6,2
Comp Air 6.2 pode ser equipado com o motor seis cilindros Lycoming TIO-540-AE2A de até 400 hp.

Foi pensando em versatilidade para o transporte de objetos os projetistas incluíram uma porta individual para pilotos e a ampla porta traseira, que se abre em duas folhas.

Uma das características desse novo projeto é a liberdade do comprador escolher entre uma variedade de motores, desde o tradicional o motor seis cilindros Lycoming TIO-540-AE2A de até 400 hp, biturbo e intercooler duplo, até as opções turboélices Walter 601D de 650 HP; Honeywell TPE-331-10, de 750 HP; ou o Pratt & Whitney PT6.

O cockpit do CompAir 6.2 oferece também opções que podem ser personalizadas pelo comprador. Todavia, o fabricante recomenda a suíte de aviônicos Garmin G3X como plataforma principal, com G5 para stand-by e piloto automático GTN-700.

A Com Air Aviation iniciou os envios dos primeiros kits ano passado e estima aumentar o ritmo de produção e entregas ao longo de 2024. O preço FOB do kit completo de fuselagem parte de US$ 327.000. Os valores não incluem motor, aviônica e opcionais.

Por Micael Rocha
Publicado em 19/02/2024, às 17h55


Mais Notícias