Expansão da aviação leve esportiva no Brasil é um dos focos da ANAC em 2024
Com o objetivo de expandir a categoria ALE (Aeronaves Leves Esportivas), a ANAC reuniu-se com fabricantes, escolas e associações do setor para lançar o novo projeto Roadmap ALE. A ideia é fortalecer o segmento de aviões leves no Brasil como estratégia regulatória para as aeronaves de pequeno porte.
Os ALE, conhecidos em inglês como LSA, é um segmento de entrada para a aviação geral, oferecendo aviões de pequeno porte, com até 600 quilos totais, voltados para voos locais e desportivos.
Outro objetivo da ANAC é fomentar a categoria no Brasil, permitindo novas possibilidades operacionais. Um exemplo foi há pouco mais de um mês quando a agência reconheceu o primeiro caso no mundo que enquadra uma aeronave com capacidade para quatro lugares na categoria LSA.
Em 2004, a categoria ALE foi introduzida na estratégia de autorregulação, que preconiza a conformidade com as normas internacionais de projeto e produção dos aviões, permitindo a viabilidade econômica na construção de aeronaves super leves, aliado aos mais elevados padrões de segurança de voo.
A agência explicou que o Roadmap ALE permitirá ampliar a viabilidade da categoria através do estreitamento das comunicações e reivindicações do setor, o setor e as regulamentações chegando em um denominador comum: aliar segurança com viabilidade econômica e técnica
“Pretendemos aumentar a transparência de nossas ações e permitir ao setor apresentar suas reivindicações e preocupações”, disse Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da ANAC. “Acreditamos que uma interação permanente e dinâmica, entre regulador e regulados, permitirá harmonizar o entendimento sobre a autorregulação regulada e sua importância para a ALE, além de fomentar uma participação cada vez mais efetiva do setor nas iniciativas nacionais e internacionais relacionadas às Aeronaves Leves Esportivas”.
O projeto se estenderá ao longo de todo o ano de 2024, com a organização de capacitações e webinários junto ao setor da aviação leve esportiva, além de esclarecer dúvidas das partes interessadas em relação ao desenvolvimento da regulação e atuação da agência.
Por Micael Rocha
Publicado em 19/02/2024, às 16h00
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