AERO Magazine
Busca

Novo caça sul-coreano deverá ser apresentado em abril

Projeto KF-X permitirá a Coreia do Sul de ingressar no seleto grupo de países com aviões de quinta geração


Futuro caça de quinta geração coreano

Futuro caça sul-coreano KF-X pretende disputar no futuro o promissor mercado de caças de quinta geração

A Korea Aerospace Industries (KAI) está prestes a concluir o primeiro protótipo do KF-X, o programa que prevê o primeiro caça a jato desenvolvido integralmente na Coreia do Sul. De acordo com o fabricante, o novo avião de combate deverá ser apresentado em abril.

Em desenvolvimento desde o final de 2015, o projeto KF-X, acrônimo de Korean Fighter eXperimental, tem o objetivo substituir os antigos caças F-4 e F-5 da força aérea da Coreia do Sul, além de possibilitar ao país asiático ter o seu próprio jato de combate de próxima geração.

Com o avanço tecnológico e geopolítico do país, Seul pretende também competir no mercado global de caças de quinta geração, a exemplo dos jatos americanos da Lockheed Martin F-35 e o russo Sukhoi Su-57.

De acordo com a KAI, o KF-X terá capacidade de atingir velocidade máxima Mach 1,81  (aproximadamente 2.230 km/h) com alcance de 2.900 quilômetros, com carga útil máxima de 7.700 quilos, o que possibilita ao caça se equipar com até dez mísseis de última geração como o IRIS-T e o Meteor (guiados por radar ativo).

Apesar da KAI considerar o caça como 4,5 geração (ou 4++), o fabricante aposta na inovação tecnológica do hardware e plataforma que oferecem capacidade de desenvolvimentos posterior, assim como adição de novas tecnologias furtivas adicionais, o que o tornaria próximo de um caça de quinta geração.

A previsão do primeiro voo é para meados de julho de 2022, até lá, a KAI irá se concentrará em realizar testes de solo e conclusão dos demais protótipos, permitindo iniciar as primeiras entregas até 2028. Por ora, a KAI tem um contrato firme para 80 aeronaves, que devem ser entregues até 2032.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 03/03/2021, às 18h00 - Atualizado em 06/03/2021, às 03h13