Operações tem previsão para começar em 2025
Versão cargueira do A350 quer combater o domínio da Boeing no setor
A Airbus tem planos para combater frontalmente o domínio da Boeing no mercado de cargas, com o futuro lançamento da versão cargueira de um de seus modelos de fuselagem larga (widebody), em uma aposta na eventual disparada no comércio virtual como uma forma de superar a crise causada pela pandemia do coronavírus.
A divulgação vem após o CEO da Boeing, Dave Calhoun ter dito que estaria no radar o desenvolvimento de um 777X cargueiro no curto prazo. Mas, em si, este modelo está comprometido com problemas no projeto, que fizeram com que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) adiasse sua certificação, o que irá atrasar o lançamento em, pelo menos, dois anos.
O A350F visa também substituir o A330F, que não teve boa aceitação no mercado para concorrer diretamente com o Boeing 767F. A aeronave cargueira será a primeira leve de fibra de carbono do mundo e já virá alinhada com os novos padrões de emissão de CO₂, o que limitará as entregas de cargueiros atuais da rival, a partir de 2028.
“Acreditamos que temos uma aeronave muito promissora", disse o CEO da Airbus, Guillaume Faury. Perguntado sobre possíveis clientes para o modelo, Faury disse que a fabricante ainda não está no momento de anunciar transações, mas que estão cada dia mais próximos disso.
Marcel Cardoso
Publicado em 29/07/2021, às 07h30 - Atualizado às 07h44
+lidas