Desafio lançado

Novo Airbus A350 cargueiro pode colocar em prova o domínio da Boeing no setor

Operações tem previsão para começar em 2025


Airbus A350

Versão cargueira do A350 quer combater o domínio da Boeing no setor

A Airbus tem planos para combater frontalmente o domínio da Boeing no mercado de cargas, com o futuro lançamento da versão cargueira de um de seus modelos de fuselagem larga (widebody), em uma aposta na eventual disparada no comércio virtual como uma forma de superar a crise causada pela pandemia do coronavírus. 

A divulgação vem após o CEO da Boeing, Dave Calhoun ter dito que estaria no radar o desenvolvimento de um 777X cargueiro no curto prazo. Mas, em si, este modelo está comprometido com problemas no projeto, que fizeram com que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) adiasse sua certificação, o que irá atrasar o lançamento em, pelo menos, dois anos.

O A350F visa também substituir o A330F, que não teve boa aceitação no mercado para concorrer diretamente com o Boeing 767F. A aeronave cargueira será a primeira leve de fibra de carbono do mundo e já virá alinhada com os novos padrões de emissão de CO₂, o que limitará as entregas de cargueiros atuais da rival, a partir de 2028.

Acreditamos que temos uma aeronave muito promissora", disse o CEO da Airbus, Guillaume Faury. Perguntado sobre possíveis clientes para o modelo, Faury disse que a fabricante ainda não está no momento de anunciar transações, mas que estão cada dia mais próximos disso.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

 

Marcel Cardoso

Publicado em 29 de Julho de 2021 às 07:30


Notícias noticias noticias de aviação Airbus A350 Cargueiro Cargas Boeing