AERO Magazine
Busca

Voos diretos

Aeroporto executivo privado terá operações internacionais

Catarina recebeu mudança para categoria internacional da Anac


Aeroporto São Paulo Catarina

Aeroporto Catarina, localizado em São Roque, se tornou o primeiro terminal privado a ter operacão internacional

O aeroporto Catarina, focado na aviação executiva, recebeu da Anac, pelas mãos do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a autorização para operar voos internacionais.

O terminal passa a ser denominado São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, recebendo agora instalações da Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Vigiagro.

A cerimônia de internacionalização, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), tornou o aeroporto o primeiro totalmente privado do Brasil a operar como aeródromo público sob o regime de autorização, com a permissão para realizar pousos de aeronaves vindas de outros países e decolagens para fora do Brasil.

Ainda que tenha recebido a designação internacional da Anac, o São Paulo Catarina vai iniciar o processo de operacionalização de voos internacionais, permitindo os clientes realizem chegadas e partidas internacionais no mesmo aeroporto em que o avião tem sua base, reduzindo custos e tempo de deslocamento para outros terminais.

A autorização ocorreu na sequência do anuncio que Congonhas também terá operação internacional, voltado exclusivamente para a aviação de negócios. O objetivo é tornar mais competitiva a atratividade da região metropolitana de São Paulo para negócios, especialmente com investidores internacionais. Além disso, deverá ampliar a competitividade de entre os aeroportos concessionados e privados.

Atualmente o São Paulo Catarina se destaca por contar com uma pista de 2470 metros de extensão e tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano com a infraestrutura necessária para receber jatos intercontinentais como os modelos Global 7500 e 8000 da Bombardier, Falcon 6X, 8X e 10X da Dassault Falcon Jet, Legacy 650 e Lineage da Embraer e G650 e G700 da Gulfstream.

O São Paulo Catarina foi inaugurado em dezembro de 2019, após seis anos de obras, e atingiu a plena de capacidade dos seus hangares já no seu primeiro ano de operação, mesmo diante dos desafios causados pela pandemia.

Segundo os gestores do aeroporto, o plano de expansão foi antecipado em cerca de um ano elevando a capacidade para 16.000 m² distribuídos em cinco hangares e mais de 39.000 m² de pátio.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/06/2021, às 22h00 - Atualizado às 23h10


Mais Notícias