AERO Magazine
Busca

Sonho verde

Novo 787 Greenliner é entregue para a Etihad Airways

Avião será utilizado em pesquisas para redução no consumo de combustível


787 Greenliner será utilizado como base de pesquisas na redução de consumo de combustível

A Etihad Airways recebeu o 787 Greenliner, que será utilizado para pesquisar iniciativas de sustentabilidade enquanto estiver em serviço em rotas regulares da empresa árabe.

Durante o voo de entrega do Boeing 787-10 (A6-BMH) foram testados três projetos de eficiência, em conjunto com engenheiros da Boeing, para examinar os impactos no consumo de combustível. As conclusões desses projetos serão compartilhadas futuramente com todos os operadores do 787, visando melhorar a eficiência da frota.

LEIA TAMBÉM

O programa Greenliner é baseado em alguns projetos centrais. O primeiro é o FliteDeck Advisor, que usa métricas específicas para uma aeronave e dados individuais durante o voo para sugerir ajustes para reduzir o consumo de combustível e economizar tempo.

Um segundo projeto é o Nautical Air Mileage Evaluation (NAME), que será usado pela primeira vez no 787, operando com uma mistura de biocombustível. O NAME avalia a distância voada e o consumo de combustível com base em parâmetros de desempenho da aeronave e o fluxo de combustível consumido naquele momento.

Por fim, ao se aproximar de Abu Dhabi, o Greenliner operou uma descida contínua mais eficiente, em oposição à abordagem padrão de várias etapas, em que uma aeronave desce para um determinado nível de voo, mantém essa altitude e depois desce novamente.

Após o voo de entrega o Greenliner está sendo usado para examinar outras iniciativas de sustentabilidade com diversos parceiros do setor. A Etihad se comprometeu a reduzir pela metade suas emissões de carbono até 2035, além de operar em uma base neutra em termos de carbono a partir de 2050. As lições aprendidas com o programa Greenliner deverão auxiliar os esforços da Etihad, e de outras companhias operadoras do 787, na redução das emissões de carbono.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/01/2020, às 16h00 - Atualizado em 30/01/2020, às 15h42


Mais Notícias