AERO Magazine
Busca

Transporte aéreo

Notícias


Avianca de olho no transporte de carga
A Avianca Brasil receberá neste ano quatro Airbus A320 configurados para transportar até 162 passageiros. As novas aeronaves irão operar nas rotas de maior demanda e ampliar duas novas rotas: Rio de Janeiro-Salvador e Rio-Recife. A intenção não é só ampliar o transporte de passageiros, mas também o de carga, que hoje representa 3% da receita total da companhia. A expectativa é que possa chegar a 5% com o aumento dos porões. "Carga vai deixar de ser um centro de custos e passará a ser um centro de negócios", afirma o presidente da Avianca, José Efromovich. O executivo anunciou também a construção de um centro de treinamento com simulador de aviões da Airbus, previsto para entrar em funcionamento em 2015. Com a aquisição, a frota da Avianca que hoje é de 22 aeronaves (14 Fokker 100, três A319 e cinco A318, na foto, que voam para 22 destinos diferentes) passará a ser de 26, além dos cinco A318 que chegarão em 2012 e dos outros cinco que virão em 2013.

O peso das bagagens de mão
As companhias aéreas brasileiras estudam pesar as bagagens de mão para coibir excessos na cabine. O peso máximo permitido por lei é de cinco quilos, e o volume, de 115 centímetros cúbicos. Em outubro, a TAM colocou balanças portáteis nas entradas de aviões em alguns voos para realização de estudo, mas não divulgou o resultado. "A normatização é antiga. Muitos passageiros não agem de má-fé, querem acelerar o embarque e o desembarque", explica Marlene Ruza, diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas. "Uma bagagem solta numa situação de turbulência pode causar sérios problemas".

Boeing estreita relações com o Brasil
A Boeing cria o posto de presidente no Brasil e nomeia Donna Hrinak para o cargo. A ex-embaixadora dos Estados Unidos no país, que também tem experiências anteriores em multinacionais, será responsável pelo desenvolvimento de estratégia da marca e pelas relações com o mercado brasileiro. Para firmar a presença e estreitar as relações da empresa no Brasil, a Boeing também anunciou a abertura de um escritório em São Paulo (SP).

Voos internacionais em Ribeirão Preto
A pista do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), que hoje possui 2,1 mil metros de extensão, receberá mais 300 metros para cada lado, totalizando 600 metros. A estratégia é fazer com que o aeroporto passe a receber aeronaves de maior porte e, assim, consolidar o Leite Lopes como aeroporto internacional. A obra, no entanto, depende de autorização judicial. O governador do estado também promete melhorias na infraestrutura, que envolvem modernização do sistema de iluminação da pista, pista de táxi, terminal e instalação de equipamentos de raios X.

Azul receb e primeiro ATR 72-600 »
A Azul Linhas Aéreas acaba de receber um ATR 72-600, primeiro avião do tipo a voar na América Latina. O -600 é o novo turbo- hélice do fabricante francês, mais confortável e econômico. Batizado de "Azul, Tango, Romeo", foi o primeiro de uma compra de 30 aeronaves, que serão entregues até 2015. A companhia espera receber mais duas aeronaves até o fim deste ano.

TAM terá primeiros A320neo da América Latina
A TAM Linhas Aéreas assinou contrato de compra de 32 Airbus A320, sendo 22 A320neo e 10 da família A320, que serão entregues entre 2016 e 2018. Com a compra, a TAM será o primeiro operador do A320neo na América Latina. O neo é um A320 com motores de última geração, mais econômicos e menos poluentes. A TAM pretende encerrar 2011 com 156 aeronaves e chegar a 2015 com 179. Na área de manutenção, reparo e revisão geral, o TAM MRO acaba de anunciar uma meta de crescimento médio de 20% ao ano até 2016. Para alcançar a marca, a empresa pretende aumentar a receita com serviços prestados a clientes externos, aprimorar processos e parcerias estratégicas alinhadas ao plano de negócios.

#Q#

Avião com pele de tubarão
A Lufthansa está testando desde julho um novo tipo de pintura, que imita a textura da pele de tubarões, cuja estrutura das escamas é composta por costelas muito finas aliadas a pontas afi adas, reduzindo a resistência ao atrito. A intenção é utilizar o mesmo sistema para conseguir um efeito aerodinâmico em aviões. Em um voo comercial de longa distância, espera-se reduzir em até 2% o gasto com combustível.

Trip cresce em confins
A Trip Linhas Aéreas amplia as operações no Aeroporto de Confi ns, em Belo Horizonte (MG), hub da companhia. Nos nove primeiros meses deste ano, a empresa quase dobrou o número de operações no terminal, com crescimento de 95%. De Confi ns, a Trip oferece voos para 20 destinos diferentes em 53 decolagens diárias. Ao todo, a companhia tem 47 aeronaves e opera 85 destinos no país.

Gol conclui compra da webjet
A Gol fi naliza a compra e passa a ser titular de 100% do capital social da Webjet por meio da VRG Linhas Aéreas. Segundo a Gol, o preço pago pela aquisição foi de R$ 70 milhões, sujeito ainda a ajustes menores, o que será apurado até dezembro. A Anac já aprovou a compra, mas o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) ainda não deu seu parecer sobre o negócio.

Time table

Trip
Recebeu autorização para operar a partir de outubro nova frequência entre Campo Grande e Dourados (MS). A rota inicia na capital sul-mato-grossense, passa por Dourados, Presidente Prudente (SP) e termina no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, de onde realiza o trecho inverso.

Avianca
Começa a operar nova rota entre Brasil e Colômbia no início de novembro, ligando sem escalas o Rio de Janeiro (RJ) a Bogotá, três vezes por semana. A capital colombiana já é destino diário da companhia a partir de São Paulo (SP). A Avianca estuda lançar novo destino internacional na América do Sul - ainda não defi nido - no segundo semestre de 2012.

Azul
Solicitou a inclusão de mais uma frequência ligando Viracopos (Campinas, SP) a Confi ns (Belo Horizonte, MG). Se aprovado, será o oitavo voo diário entre as duas cidades (exceto aos domingos) e terá início em fevereiro de 2012. Também pediu a inclusão de um novo destino: Londrina (PR). No estado paranaense, a Azul já opera em Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.

Passaredo
Passará a operar para quatro novos destinos: Belém, Carajás e Santarém (PA) a partir de novembro, e Cascavel (PR), a partir de dezembro.

Redação
Publicado em 04/11/2011, às 15h03 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Aviação Comercial