AgustaWestland obtém certificação do seu novo helicóptero AW189 e espera conquistar mercados entre operadores offshore e SAR
O AW189 é uma resposta à demanda por um helicóptero médio biturbina e multifunção
A AgustaWestland acaba de receber a certificação de tipo do seu novo helicóptero biturbina médio de nova geração AW189 pela European Aviation Safety Agency (EASA). Após uma bem-sucedida finalização do Type Boarding Meeting, em setembro de 2013, a EASA completou as últimas atividades de validação da primeira aeronave totalmente representativa da versão de série, menos de três anos após a apresentação do helicóptero no Paris Air Show, em junho de 2011. De acordo com o fabricante, a entrega dos dois primeiros AW189 em configuração offshore para o Bristow Group estava prevista, até o fechamento desta edição, para o final de fevereiro.
O AW189 é parte da família de helicópteros de nova geração da AgustaWestland, do grupo Finmeccanica. Fazem parte da nova safra de aeronaves, ainda, os modelos AW139 e AW169, que possuem as mesmas características de voo, desempenho e segurança, além de compartilharem o layout do cockpit, a filosofia do projeto e os conceitos de manutenção. Essa comunalidade é a aposta da AgustaWestland para prover operações mais eficientes às empresas com frotas de helicópteros na categoria das 4 toneladas às 8,5 toneladas.
O AgustaWestland AW189 foi projetado em resposta à crescente demanda do mercado por um helicóptero biturbina, multifunção e de médio porte. O novo AW189, de 8,3 toneladas, é dimensionado para missões de longo alcance SAR e offshore, e já conta com 130 encomendas, considerando as opções, o que o torna líder na sua classe. Na lista de compradores estão muitos dos maiores operadores do mundo, incluindo Avincis Group, Bristow Group, Era Group, Gulf Helicopters e Westar Aviation Services, além de empresas especializadas no leasing de helicópteros, como Lease Corporation International, Milestone Aviation Group and Waypoint Leasing.
No Brasil, o AW189 tem bastante mercado potencial. “As perspectivas para o AW189 em versão offshore, que tem um preço em torno de US$ 20 milhões, são ótimas. Hoje, a Petrobras utiliza 100 helicópteros, sendo 25 grandes e 75 de médio porte, mas planeja dobrar a frota em 10 anos. Nessa previsão de 100 aeronaves o AW189 deve entrar com toda força”, considera John Arbach, diretor de Vendas Civis da AgustaWestland para a América do Sul. “O mercado pedia uma nova categoria, que está sendo chamada de ‘supermédios’. Nela se incluem, além do AW189, o Eurocopter EC175 e o Bell 525, e eles devem dividir o mercado brasileiro offshore, praticamente em partes iguais”.
Diante das associações da Líder e da Aeróleo com as norte-americanas Bristow e Era, respectivamente, é provável que o Brasil receba em breve seu primeiro AW189. A cabine do helicóptero tem configuração padrão de 16 assentos, com opção para 19 em alta densidade ou um layout de longo alcance com 12 assentos. Segundo o fabricante, o AW189 atende às recentes exigências regulatórias de segurança (EASA / FAA Part 29, JAR OPS 3 / EU-OPS).
O AW189 possui uma transmissão com capacidade run-dry de 50 minutos, excedendo as atuais normas de certificação, um diferencial importante para operações offshore de longo alcance. A primeira linha de montagem final do AW189 está localizada em Vergiate, na Itália, e a segunda linha será criada nas instalações da AgustaWestland, em Yeovil, na Grã-Bretanha, que, inicialmente, produzirá os modelos destinados ao novo serviço de Busca e Salvamento daquele país e também para atender à demanda global por AW189 configurados para SAR.
A configuração do helicóptero AW189 certificado atende às exigências das operações offshore e inclui toda a aviônica e kits necessários para desempenhar a sua função. O envelope de voo certificado para a aeronave permite aos operadores realizar suas missões em condições exigentes e difíceis já desde a entrada em serviço. A AgustaWestland também disponibiliza treinamentos virtuais e em campo e um Flight Training Device (FTD) para AW189, já qualificado por uma equipe conjunta EASA/ENAC para FTD Nivel 2, assim como para CS-FSTD (H). O equipamento está instalado na Academia de Treinamento da AgustaWestland em Sesto Calende, na Itália, onde também está o primeiro Full Flight Simulator (FFS), que logo deverá estar totalmente operacional.
AgustaWestland AW189 |
Dimensões Dimensões internas Pesos Desempenho Motorização |
Por Santiago Oliver
Publicado em 26/02/2014, às 00h00
+lidas