AERO Magazine
Busca

Precisão suíça

Monoturbina SH09 recebe novo sistema de transmissão

Kopter avança no programa de testes em voo e espera certificação para 2020


Helicóptero monoturbina suíço SH09 oferece espaço e desempenho de biturbina

A suíça Kopter realizou com sucesso uma série de voos de teste com a nova caixa de transmissão (main gear box) aprimorada do moniturbina SH09. O sistema instalado no terceiro protótipo possui funcionamento mais silencioso e conta com recursos aprimorados para sustentar as cargas de voo, permitindo um envelope mais amplo em termos de carga útil da aeronave e desempenho geral.

A nova caixa de transmissão foi testada em conjunto com diferentes combinações aerodinâmicas implementadas para incrementar as qualidades de manuseio e performance do SH09. Os resultados destes testes, realizados em outubro, contribuíram para finalizar a configuração do projeto das aeronaves do Pré-Série 4 e 5 (PS4 e PS5), que vão atuar nos voos de certificação programados para 2020.

LEIA TAMBÉM

O SH09 é o helicóptero multimissão monoturbina com tamanho de cabine e capacidade de missão de similares de modelos biturbina médios, com capacidade para até oito passageiros. O projeto conta com amplo uso de materiais compostos e ligas de carbono, redundância de sistemas, velocidade de cruzeiro de 140 nós (260 km/h) e alcance de 800 km. A capacidade de carga externa deverá ser de 1.500 Kg. O helicóptero está sendo projetado visando uma ampla gama de missões, desde transporte VIP até serviço aeromédico.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 02/12/2019, às 00h00 - Atualizado às 01h56


Mais Notícias