AERO Magazine
Busca

Caça brasileiro avança

Simulador de engenharia do Gripen é inaugurado no Brasil

Saab monta sistema de ensaios junto a unidade da Embraer em Gavião Peixoto


A Saab inaugurou no Brasil o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen voltado para a realização de testes de desenvolvimento e verificação dos sistemas. O chamado S-Rig, abreviação de Systems-Rig, é o primeiro feito pela Saab fora da Suécia e foi montado no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto.

De acordo com o fabricante sueco a inauguração do S-Rig é um marco importante no programa Gripen, pois proporciona maior autonomia na condução de projetos de desenvolvimento no Brasil. O simulador será usado para testes de desenvolvimento e verificação dos sistemas, subsistemas e funcionalidades do caça no país, especialmente de sistemas desenvolvidos pela Saab, Embraer, Atech e demais parceiros. O S-Rig também dará suporte as atividades do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) que será instalado no em Gavião Peixoto em 2020.

LEIA TAMBÉM

“O S-Rig é um simulador completo da aeronave que possibilitará que o Brasil tenha total capacidade para testar todos os sistemas do Gripen. O Brasil é o único país com essa capacidade fora da Suécia”, diz Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil da Saab Aeronautics.

O evento de inauguração contou com a presença do tenente-brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Walter Pinto Junior, diretores dos programas de defesa da Embraer e outras autoridades da FAB, além de Mikael Franzén, vice-presidente e head da unidade de negócios Gripen Brasil na Saab Aeronautics.

“Este simulador é uma importante ferramenta de desenvolvimento onde os engenheiros podem testar novos softwares e funcionalidades, além de permitir que pilotos se preparem para os ensaios em voo, realizando testes na plataforma antes de realizar na aeronave real”, completa Franzén.

A plataforma do simulador, que foi construída a partir da parceria entre Saab, Embraer, Atech, AEL Sistemas e FAB, possibilita que as empresas brasileiras adquiram conhecimento em tecnologia e operações avançadas de simuladores, além do desenvolvimento de aeronaves.

A Saab afirma que mesmo após o desenvolvimento total do Gripen no Brasil o simulador continuará sendo útil para a FAB e a indústria nacional de defesa, para o desenvolvimento e acesso a novas funcionalidades do caça como, por exemplo, a integração de novas armas.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 26/11/2019, às 17h00 - Atualizado às 19h32


Mais Notícias