Global Eye é um moderno avião radar com capacidade de localizar alvos a mais de 500 quilômetros
A Suécia encomendou dois exemplares do moderno Global Eye, um sofisticado avião de alerta aéreo antencipado e controle (AEW&C), cuja plataforma básica é o avião executivo canadense Global 6000.
A Administração Sueca de Material de Defesa confirmou a compra dos aviões, e prevê que as entrega ocorra em 2027. O Global Eye é desenvolvido pela Saab, o mesmo fabricante dos caças Gripen encomendados pela FAB.
“A GlobalEye fornecerá à Suécia capacidade de alerta e controle aéreo de classe mundial. Estou orgulhoso de que a GlobalEye fortalecerá ainda mais a capacidade das forças armadas suecas”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
O Global Eye utiliza como base o jato de negócios Bombardier Global 6000/6500, amplamente modificado, com a instalação de sensores e radares de última geração. Um dos destaques do projeto é ter uma plataforma multimissão, sendo equipado com o radar Erieye Extended Range com antena de 10 metros, que permite rastrear e observar ameaças de baixo nível, voando apenas 200 pés de altitude, em distâncias superiores a 450 km. Além disso, o avião ainda é equipado com radar de patrulha marítima, com capacidade AIS, EOS e ISAR.
Os Global Eye podem permanecer em voo por até 11 horas, realizando uma missão padrão de vigilância, controle ou inteligência, voando acima de 35.000 pés.
Os extensos trabalhos de conversão dos aviões envolverá quase todas as unidades da Saab, como as de Gotemburgo, Linköping, Järfälla, Arboga e Luleå, na Suécia; Tampere, na Finlândia; e Centurion, África do Sul.
Embora existam outros projetos similares no mercado, a Suécia tem um histórico de independência soluções militares. A exemplo disso, estão a produção dos caças Draken, Viggien e o próprio Gripen.
Por André Magalhães
Publicado em 30/06/2022, às 18h15
+lidas