E195-E2 da Embraer realizou testes de solo e em voo usando 100% de SAF
A Embraer e a Pratt & Whitney realizaram, nos Estados Unidos, um teste bem-sucedido com um E195-E2 abastecido com combustível sustentável de aviação (SAF).
O teste foi realizado com um dos motores GTF do avião sendo alimentado apenas com o novo combustível, verificando assim seu comportamento em diversos regimes de potência.
A aeronave completou dois dias de testes em solo no aeroporto internacional de Fort Lauderdale (FLL), além de 70 minutos de testes de voo a partir do aeroporto regional de Vero Beach (VRB), ambos na Flórida.
No momento, tanto os motores quanto os aviões estão certificados para operar com uma mistura de até 50% de SAF adicionado ao querosene Jet A/A1, de acordo com as determinações da Sociedade Americana de Testes e Materiais (Astm).
“A redução das emissões pode chegar a 85% ao utilizar 100% de SAF. A substituição de aeronaves antigas por produtos de nova geração e a utilização de SAF na produção são as duas ações mais efetivas na aviação comercial para alcançar uma redução significativa das emissões”, afirmou Rodrigo Silva e Souza, Vice-Presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Embraer Aviação Comercial.
De acordo com a Pratt & Whitney os motores GTF, os únicos com sistema que conta com caixa de redução, oferece os melhores benefícios de sustentabilidade do setor e custos operacionais extremamente competitivos.
“Este teste comprova que os motores GTF podem operar com qualquer combustível e que a família de jatos E2 está pronta para a certificação 100% SAF assim que a indústria finalizar os padrões para SAF puro”, segundo Graham Webb, Diretor de Sustentabilidade na Pratt & Whitney.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/06/2022, às 12h10
+lidas