Simuladores já chegaram ao Brasil e serão instalados na base aérea de Anápolis, Goiás
A FAB inaugurou no dia 1 de julho, a nova sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) - Esquadrão Jaguar, sediado na base aérea de Anápolis, em Goiás. O local vai abrigar entre outros, os simuladores dos caças Gripen E/F.
A cerimônia contou com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e demais autoridades de alta patente da FAB.
O novo prédio faz parte dos investimentos em logística que estão sendo feitos na base para receber os caças Gripen F-39. Uma estrutura moderna abrigará todo o pessoal necessário, equipamentos e, claro, as aeronaves que chegarão em breve ao planalto central.
Inclusive foi revelado pelo comandante de Preparo, tenente-brigadeiro do ar Sergio Roberto de Almeida, que em breve a base receberá os simuladores do Gripen, que chegaram no último final de semana em Brasília, em um Boeing 767 da Cargojet.
"Na próxima semana, haverá o recebimento de todo o material para a montagem de simuladores, ratificando ainda mais a base aérea de Anápolis como a sede da Unidade Gripen", ressaltou o Oficial-General.
Em abril chegaram ao Brasil os dois primeiros Gripen E operacionais destinadas ao 1º GDA. Os caças já foram incorporados à aviação de caça, mas passam por testes adicionais para obter a certificação operacional inicial.
Também foi revelado que o primeiro lote será composto por 40 aeronaves, adicionando assim quatro aviões ao primeiro lote, que quando o contrato foi firmado, em 2014, previam 36 jatos. Além disso, o comandante da Aeronáutica, Baptista Junior, disse que um segundo lote pode conter ao menos 24 aeronaves, elevando para 66 o total de caças Gripen na FAB.
Por André Magalhães
Publicado em 05/07/2022, às 09h10
+lidas