Encontro em Oshkosh confirma show aéreo com as principais aeronaves militares dos EUA
O maior show aéreo do mundo, que ocorre anualmente em Oshkosh, nos Estados Unidos, confirmou a programação de exibições militares de 2022. A 69ª edição da convenção fly-in da Experimental Aircraft Association (EAA) terá a presença de diversas aeronaves da força aérea, da marinha e fuzileiros navais.
As exibições aéreas dos militares ocorrem em paralelo com a apresentação de outras centenas de aeronaves, incluindo warbirds da Segunda Guerra, Guerra da Coreia, e ainda modelos mais recentes da Guerra Fria, assim como de experimentais e aviões comerciais.
A lista de show aéreos de 2022 inclui a equipe de demonstração do MV-22 Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (30 a 31 de julho); o time de demonstração aérea do C-17 da Força Aérea dos EUA (28, 30 e 31 de julho); voo do F-35A da Força Aérea dos EUA ao lado dos warbirds vintage (26 a 28 de julho, 30 a 31 de julho); voo dos E/A-18 Growler e F-35C da Marinha dos Estados Unidos (27 a 31 de julho); demonstração do E-2D Hawkeye da Marinha dos EUA (29 e 31 de julho); e por fim, sobrevoou do avião de espionagem U-2 da Força Aérea dos EUA (27 de julho).
Ainda foi confirmada a data de algumas das apresentações civis, como destaque para o A330-900 da Delta Air Lines (26 de julho); demonstração em voo do Boeing 777 da United Airlines (26 de julho); voo dos Grumman Cats (27 e 29 de julho); voo especial de formação em comemoração aos 50 anos do Van’s RV (25 de julho); voo dos experimentais Airbus Perlan II e Grob Egrett (26 de julho); voo dos Ampaire Electric EEL e Lift Aviation Hexa (26 de julho)
“Este ano em Oshkosh é único com o número de eventos aéreos especiais, variando de equipes de demonstração militares a exibições de aviões e formações de [comemoração de] aniversário de aeronaves homebuilt”, disse Rick Larsen, vice-presidente da EAA.
A programação divulgada não inclui os voos de warbirds, que embora sejam confirmados para todos os dias, sofrem pequenas alterações em datas e horários. Da mesma forma, os shows aéreos acrobáticos também podem variar nas datas e horários, embora mais de uma dezena esteja presente.
“Todos os dias no AirVenture têm shows aéreos da tarde que tornam a semana inesquecível, além de surpresas inesperadas que criam momentos únicos em Oshkosh”.
Outro destaque dos shows aéreos nos Estados Unidos, em especial em Oshkosh, são as apresentações noturnas. Este ano os dois shows no período da noite serão em 27 e 30 de julho, com início previsto para às 20h.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 01/07/2022, às 18h55
+lidas