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Modernização de cabine atualiza Global Express para o estado da arte em aviônica

Flying Colors realiza atualização da suíte Honeywell Primus Elite em um Bombardier Global Express


Modernização ampliou capacidade da suíte de aviônicos e adicinou telas mais leves e de melhor resolução

A Flying Colors concluiu a modernização da cabine de voo Honeywell Primus Elite para um Bombardier Global Express, juntamente com a instalação do sistema Honeywell JetWave em Ka-band, em um projeto de duas fases.

A atualização da suíte de aviônica do Bombardier Global Express permitiu aprimorar a consciência situacional dos pilotos, ao mesmo tempo que elevou as capacidades do sistema e ainda adicionou banda larga de alta velocidade, permitindo recursos avançados de conectividade a bordo para os passageiros.

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A modernização ocorreu em duas fases, mas exigiu que os técnicos e engenheiros trabalhassem em conjunto durante todo o processo para conclusão simultânea da modernização. “O tempo era o maior desafio, com certeza, neste projeto”, disse Kevin Kliethermes, diretor de vendas da Flying Colors Corp. “Devido aos horários dos voos, o projeto foi dividido em dois eventos separados e exigiu que todos os membros da equipe trabalhassem em conjunto”.

Como parte da atualização do Primus Elite, seis novas telas Honeywell DU-875 foram instaladas no lugar dos antigos monitores de tubos de raios catódicos (CRT). O pacote de software Primus Elite Advanced Features (PEAF) é otimizado em aeronaves que empregam os novos displays DU-875. O PEAF adiciona também o Sistema de Visão Sintética (SVS) que fornece imagens em 3D de pistas, terrenos e obstáculos, proporcionando aos pilotos uma visão clara da trajetória de voo. Algo particularmente útil quando se voa para locais desconhecidos, com mau tempo ou à noite, pois ajuda a reduzir a carga de trabalho na cabine e, consequentemente, eventuais erros de avaliação.

Os novos displays ainda apresentam imagens mais nítidas e de alta resolução, ao mesmo tempo que por sua tecnologia em LED permite o sistema funcionar mais frio, criando menos calor no cockpit, o que se traduz em um ambiente de trabalho mais confortável e com menor consumo de energia. Em termos de operações, os monitores são 3,17 kg mais leves por unidade, o que também diminui o custo operacional. "Existem inúmeros benefícios nessa atualização", disse Kliethermes. "Ele remove os problemas de obsolescência da CRT e permite atualizações no cockpit da tecnologia mais recente, com um tempo de retorno relativamente rápido".

Complementando a atualização do cockpit a Flying Colors instalou o sistema Honeywell Ka-band JetWave, que conta com um novo radome, antena traseira e hardware Honeywell JetWave que, quando conectado à rede de bandas Jet ConneX Ka da Inmarsat, fornece a banda larga mais rápida disponível para a aviação executiva.

O Wi-Fi de cabine de alta velocidade oferece serviços de conectividade aprimorados, melhorando a experiência do passageiro. Streaming de vídeo, acesso à Internet, e-mail, voz, uso de telefone celular e o pacote de aplicativos GoDirect da Honeywell estão agora disponíveis desde a decolagem até o pouso em todo o mundo (exceto em regiões polares).

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Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 28/10/2019, às 16h00 - Atualizado em 29/10/2019, às 17h27


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