Metade cisne, metade ganso


Ole Bestsy

Trata-se do mais antigo Boeing B-17 Flying Fortress e o único modelo D que existe. Seu nome original era Ole Bestsy. Ele participou de várias missões de bombardeio nas terríveis semanas que se seguiram ao ataque a Pearl Habor, ocorrido naquele fatídico 7 de dezembro de 1941. Mais tarde batizado como The Swoose, o avião serviu como transporte do general George Brett, comandante das forças aéreas aliadas no Pacífico Sul e esteve no Brasil, cuja bandeira está pintada num painel ainda preservado na sua fuselagem. Poucas horas depois do ataque a Pearl Harbor, o Ole Betsy realizou sua primeira missão de combate nas Filipinas e depois foi enviado para Java. Em 11 de janeiro de 1942, três caças japoneses provocaram severos danos no Ole Betsy durante um combate na costa de Borneo. O pessoal de manutenção na Austrália substituiu a danificada cauda por uma de outro D, além de também substituir os motores e transformar a aeronave num transporte armado. O capitão Weldon Smith, piloto particular do general Brett, deu-lhe um novo nome, batizando-o “The Swoose”, um pássaro metade cisne (swan) e metade ganso (goose). Depois de servir no Pacífico, passando por várias bases na zona de combate e ter combatido alguns inimigos, o general Brett voltou aos Estados Unidos e levou com ele o “The Swoose” (que tinha – e ainda tem – um grande desenho do estranho pássaro na fuselagem). A aeronave teve todo seu armamento retirado, passou por uma revisão geral e o general continuou a usá-lo como seu transporte pessoal até o final de 1945, período em que viajou por vários países latino-americanos, inclusive o Brasil, pintando suas bandeiras num painel branco sobre a parte dianteira da fuselagem. O “The Swoose” é talvez o único B-17 a ter permanecido em operação durante toda a guerra. Atualmente, o “The Swoose” está sendo restaurado no National Museum of the United States Air Force, em Dayton, Ohio, onde será colocado em exposição.

Por Santiago Oliver

Publicado em 13 de Dezembro de 2014 às 00:00


Curiosidades Boeing B-17 Flying Fortress Ole Bestsy The Swoose George Brett

Artigo publicado nesta revista

Guia de compra 2015

AERO Magazine 247 · Dezembro/2014 · Guia de compra 2015

Jatos, turbo-hélices e helicópteros à venda no Brasil