Os mistérios da Área 51? / Maior cemitério do mundo / O primeiro jato executivo
A Área 51 é uma base militar localizada no sul do estado de Nevada (EUA). Ela já foi tratada como “a instituição militar mais famosa do mundo que oficialmente não existe”. É propriedade do governo norte-americano e operada pela USAF, a Força Aérea daquele país. Embora muitos associem a Área 51 a experiências com atividade alienígena, o Lago Seco Groom (um dos vários nomes como o local é conhecido) tem sido muito usado na história militar para o desenvolvimento de aviões (Lockheed U-2, SR-71 e F-117, entre outros) e sistemas de armas. Quem tem o Google Earth pode encontrá-la nas coordenadas 37°14’06”N, 115°48’40”W.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a área foi utilizada para prática de bombardeios e artilharia e, depois, abandonada até 1955, quando a Lockheed decidiu usá-la como instalação de testes para o programa do avião espião U-2. Embora não se tenha provas físicas de que experimentos e estudos sobre vida extraterrestre aconteçam na Área 51, existem muitas outras teorias conspiratórias sobre o uso da base pelo governo para o desenvolvimento de diferentes tecnologias:
Há uma significativa falta de provas para sustentar tais teorias, mas faltam, também, evidências conclusivas de que essas coisas jamais ocorreram. Por ora, prosseguem as especulações.
O 309º Grupo de Manutenção e Reciclagem Aeroespacial (AMARG), às vezes ainda chamado de “O Cemitério”, é uma instalação de armazenamento e manutenção de aeronaves e mísseis da Força Aérea dos Estados Unidos, localizada na Base da Força Aérea Davis-Monthan, perto de Tucson, no estado do Arizona. O AMARG foi anteriormente o Centro de Manutenção e Recuperação Aerospacial (AMARC) e o Centro Militar de Armazenamento e Descarte (MASDC), tendo iniciado suas atividades após a Segunda Guerra Mundial como o 3040º Grupo de Armazenamento de Aeronaves. Hoje, o AMARG, que emprega 550 pessoas, quase todas civis, toma conta de mais de 4.400 aeronaves civis e militares (a maioria), o que o torna a maior instalação de armazenamento e preservação do mundo. Há quatro categorias de armazenamento de aeronaves no AMARG:
Serviço: o único acesso para visitantes é realizado num tour de ônibus que sai do vizinho Pima Air & Space Museu, de segunda a sexta-feira.
Embora o Hawker 125, que voou pela primeira vez em 13 de agosto de 1962, e o Learjet 23, que realizou seu voo inaugural em 7 de outubro de 1963, sejam por muitos considerados como os primeiros jatos projetados especificamente para o mercado executivo, na realidade, eles foram precedidos pelo Lockheed Jetstar, cujo primeiro voo aconteceu em 4 de setembro de 1957.
Um dos maiores aviões da sua classe durante vários anos, ele tinha capacidade para 10 passageiros e dois tripulantes. O Jetstar se distinguia dos outros jatos executivos pelos seus quatro motores, montados na parte traseira da fuselagem, em uma configuração semelhante à do avião comercial Vickers VC-10, que voaria anos mais tarde. A USAF adquiriu 16 Jetstar para equipar o Esquadrão VIP. Um exemplar pode ser visto no Museu de Pima, no estado do Arizona, e outro no museu da Força Aérea dos EUA em Dayton, Ohio. O Lockheed L-1329 Jetstar que pertenceu a Elvis Presley pode ser visitado em Graceland, a mansão do cantor (hoje museu) em Memphis, no estado do Tennessee. Outro jato que pode figurar entre os pioneiros é o Morane-Saulnier MS-760 Paris, cujo primeiro protótipo voou em 29 de julho de 1954, mas como aeronave militar para treinamento e ligação.
Redação
Publicado em 07/10/2013, às 00h00 - Atualizado em 28/06/2017, às 08h16
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