Segundo estudo de um grande banco, o mercado de eVTOLs deve movimentar cerca de R$ 540 bilhões até 2040
O setor de mobilidade aérea elétrica urbana, especialmente a veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), segue em ritmo acelerado de desenvolvimento ao redor do mundo. Segundo um recente estudo do banco Santander, este mercado deverá movimentar US$ 102 bilhões (R$ 542,7 bilhões) em 2040, podendo dobrar de tamanho na década seguinte.
As principais empresas têm apresentado avanços significativos em seus projetos, com o aperfeiçoamento das aeronaves, fechamento de parcerias comerciais, testes de rotas para criação do ecossistema de voo nas cidades, dentre outros. A expectativa é de que os primeiros eVTOLs ganhem os céus ainda nesta década e a estimativa é de cerca de 23 mil deles em operação até o ano de 2035.
Eve
O projeto do spin off da Embraer já recebeu mais de dois mil pedidos de encomendas. Em setembro, a Eve realizou simulações de rota em Chicago, assim como no Rio de Janeiro no final de 2021. Os dados colhidos ajudarão no planejamento da infraestrutura de voo que a cidade necessitará para receber as aeronaves. A estimativa é de que Chicago comporte até 150 rotas para 240 eVTOLs em operação até meados da próxima década. As aeronaves contarão com oito rotores para deslocamento vertical e outros dois para impulso horizontal, levando o aparelho a uma velocidade final de 240 km/h. A cabine deverá transportar até quatro passageiros e um piloto.
A Avantto, empresa que atua no compartilhamento de aeronaves executivas no Brasil, já encomendou à Embraer 100 unidades, cuja entrega deverá ser em 2026.
Lilium Jet
É um dos projetos mais adiantados do setor. Em setembro, a fabricante alemã anunciou a transição total dos seus 30 motores elétricos a jato. Os testes demonstraram os propulsores se movimentando da posição vertical para a horizontal em pleno voo e com total estabilidade. A empresa também firmou parcerias com a Globe Aviation para realizar voos no sudeste da França e Itália, além de entregar à Diehl Aviation a customização do interior das aeronaves. Com capacidade para até seis passageiros e um piloto, o Lilium Jet deverá alcançar velocidade máxima de 280 km/h e range de 250 km, nesta configuração maior de cabine.
CityAirbus
O projeto NextGen do fabricante europeu de aviões está em fase acelerada de desenvolvimento. Até o final do ano, a companhia pretende fazer testes de rota na cidade de Osaka, no Japão. Na América do Sul, a empresa fechou acordos recentes com a Ecocopter, especializada em missões de trabalho aéreo em países como Peru, Chile e Equador, nas áreas de mineração, offshore e resgate médico. O CityAirbus NextGen deverá voar a até 120 km/h, com range operacional de 80 km e capacidade para transportar três passageiros e um piloto.
VX4
A britânica Vertical Aerospace realizou o primeiro teste de decolagem do seu eVTOL em setembro. Até o momento, mais de 1.400 unidades do modelo já foram encomendadas. Dentre as empresas que fecharam acordos de compra estão a americana American Airlines, a britânica Virgin Atlantic e a brasileira Gol Linhas Aéreas, que requisitou um total de 250 aparelhos. O VX4 foi projetado para transportar até cinco pessoas: um piloto e quatro passageiros. De asa fixa e quatro propulsores, desenvolvidos em parceria com a Rolls-Royce, o aparelho deverá alcançar velocidade máxima de 325 km/h e terá autonomia de 160 km.
Volocity
Em julho, o eVTOL da Volocopter foi apresentado oficialmente ao público na Ásia. No mês passado, na França, o aparelho completou mais uma bateria de testes de voo, visando plena adaptação a questões como pareamento de sistemas de controle e do tráfego aéreo, ajustes no sistema de voo não tripulado e de respostas a situações comuns a serem enfrentadas durante as missões. Quando estiver em operação, o Volocity contará com 18 motores elétricos para propulsão. O fabricante informou que eles serão mais silenciosos do que um helicóptero de pequeno porte. A velocidade máxima será de 110 km/h, com autonomia para voos curtos: 35 km. A bordo, estarão apenas duas pessoas: piloto e passageiro.
Air One
O pequeno eVTOL de dois lugares da companhia israelense fez o seu primeiro teste de decolagem e pouso. Pensado para uso pessoal, não comercial, o aparelho poderá ser controlado por ambos os passageiros. O Air One contará com oito motores elétricos, que permitirão voar a 250 km/h. Muito ágil e leve, o aparelho terá autonomia de voo de 177 km. Em sua configuração mais básica, ele deverá ser vendido no mercado a US$ 150 mil (R$ 801 mil).
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/10/2022, às 09h45
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