AERO Magazine
Busca

Lixo espacial

Meia tonelada de lixo espacial cai em vilarejo

Parte do lixo espacial que caiu em um vilarejo no Quênia, pesando mais de 450 kg, foi identificado como parte de um foguete


Fragmentos de um anel de separação de foguete, de 450 kg, caíram em uma vila - Reprodução/Redes Sociais
Fragmentos de um anel de separação de foguete, de 450 kg, caíram em uma vila - Reprodução/Redes Sociais

Detritos espaciais caíram do céu na região sul do Quênia, na África, na última segunda-feira (30). Fragmentos de um anel de separação de foguete foram parar em uma vila no Condado de Makueni. O objeto, pesando mais de 450 kg e com cerca de 2,4 metros de diâmetro, foi identificado como parte de um foguete.

Um anel de separação é uma estrutura utilizada em foguetes para facilitar a divisão de seus estágios. De acordo com a agência espacial norte-americana (NASA), "os foguetes geralmente são compostos por estágios, cada um otimizado para diferentes partes do lançamento. Quando cada estágio conclui sua função, ele se desprende, permitindo que a parte menor continue sua jornada."

No dia seguinte, a Agência Espacial do Quênia, em colaboração com uma equipe multissetorial, isolou a área e recuperou os fragmentos do objeto. "Queremos assegurar ao público que o objeto não representa uma ameaça imediata à segurança. Nossos especialistas irão analisar o objeto, usar os protocolos existentes para identificar o proprietário e manter o público informado sobre os próximos passos e resultados", disse o órgão.

Esse é o primeiro registro de queda de detritos espaciais no Quênia. Contudo, incidentes semelhantes vêm aumentando em outras partes do mundo. Em 2023, a NASA enfrentou uma ação judicial após um fragmento de detrito espacial colidir com uma residência no estado norte-americano da Flórida. Além disso, neste ano, a Agência Espacial Europeia relatou a entrada de um satélite na atmosfera terrestre. O satélite, com peso equivalente ao de um rinoceronte adulto, caiu no Pacífico norte, entre o Alasca e o Havaí.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/01/2025, às 09h56


Mais Notícias