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Novo treinador

Marinha dos EUA procura substituto para treinador avançado

Aeronave deverá ter capacidade para realizar 43.200 pousos ao longo de sua vida útil


Atuais T-45 Goshawk deverão completar mais de 30 anos de serviço ativo na marinha dos EUA

A marinha dos Estados Unidos (US Navy) está em busca de uma nova aeronave para substituir a atual frota de treinadores T-45 Goshawk. Os requisitos divulgados preveem que a nova aeronave deverá ser capaz de realizar pousos em porta-aviões, ter uma suíte atualizada de aviônicos, capacidade para dois pilotos e assentos ejetáveis.

A US Navy também está realizando estudos para identificar quais aeronaves podem integrar tecnologias avançadas, como o Precision Landing Mode, mesma tecnologia usada nos caças F/A-18 Super Hornet que auxilia o pouso nos porta-aviões, além de um sistema automatizado para prevenção de colisões no solo.

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As aeronaves candidatas a substituir os Goshawk devem ter uma vida útil de pelo menos 14.400 horas, incluindo a capacidade de sustentar 43.200 pousos e ter um teto operacional de 41.000 pés. A velocidade esperada deverá superar os 600 nós (1.110 km/h), visto se tratar de um treinador avançado.

Os prováveis concorrentes para o programa de treinamento de próxima geração da marinha deverão ser o T-50A da Lockheed Martin (baseado no FA-50 da Korea Aerospace Industries); o T-100 da italiana Leonardo; e o Boeing-Saab T-7A, que venceu recentemente uma concorrência similar da força aérea norte-americana.

Uma das principais missões do T-45 é o treinamento de operações embarcadas nos porta-aviões dos EUA

O T-45 é uma aeronave desenvolvida na década de 1980 pela McDonnell Douglas, sendo uma variante do inglês British Aerospace Hawk, criado nos anos. O primeiro voo do T-45 ocorreu em 1988, entrando em serviço ativo na década seguinte, quando se tornou o principal avião de treinamento avançado da marinha.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/05/2020, às 13h00 - Atualizado às 14h12


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