Primeiro exemplar do An-178 será entregue ao Peru, que possuí a única encomenda firme até o momento
Atualmente o Peru é o primeiro cliente do An-178, com apenas um avião encomendado
A ucraniana Antonov iniciou a montagem da fuselagem do primeiro cargueiro An-178 veneido, que será entregue ao Ministério da Administração Interna do Peru. Recentemente a seção F1 do nariz foi instalada no gabarito principal, onde o piso, as estruturas transversais e os painéis laterais do compartimento de carga foram colocados anteriormente.
Recentemente a Antonov concluiu a montagem da parte central da asa, as partes esquerda e direita e a empenagem, com a expectativa de concluir a instalação dos suportes dos motores nos próximos dias.
Seção F1 da fuselagem está sendo integrada ao restante da estrutura do avião
O Peru foi o cliente de lançamento do An-178, que acumula apenas este avião encomendado, que se somará ao único protótipo produzido. O avião está sendo montado dentro dos requisitos da força aérea peruana, nos termos do contrato celebrado pelo SpetsTechnoExport da Ucrânia, junto ao governo do Peru.
O avião terá capacidade para até 100 pessoas e pode transportar até 18 toneladas de carga, além de realizar missões de evacuação e aeromédico. O An-178 é um cargueiro tático bimotor desenvolvido pela Antonov para disputar o cobiçado mercado dominado pelo norte-americano C-130 Hercules. O avião é impulsionado por dois motores Progress D-436-148FM de 7,880 kgf, cada, com peso máximo de decolagem de 52.400 kg, alcance de 2.500 nm (4.700 km) e velocidade de cruzeiro máxima de 445 nós (825 km/h).
Todavia, apenas o Peru encomendou um único exemplar. A Antonov não comenta novos acordos em negociação, mas a expectativa é atender no futuro ao menos a necessidade da própria força aérea ucraniana e de países com baixo orçamento militar.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/05/2020, às 16h30 - Atualizado às 17h09
+lidas