Aeronave bateu no convés de voo do porta-aviões que navegava pelo Mar Meridional da China
A Marinha dos Estados Unidos conseguiu recuperar do fundo do Mar da China Meridional um caça F-35C. O resgate do avião militar aconteceu nessa quarta-feira (2/3).
Para trazer a aeronave de volta a superfície, foi utilizada a embarcação de construção de apoio ao mergulho de propriedade comercial (DSCV) Picasso.
Contudo, também se fez necessário o uso de um Veículo de Recuperação Submarino 21, que utiliza cabos ou o CURV-21, veículo operado remotamente.
O moderno e caro caça da marinha norte-americana bateu no convés de voo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN-70) no dia 24 de janeiro.
Não foi informado pelas autoridades militares a condição em que o caça furtivo ficou depois da recuperação, mas devido ao tempo em que ficou sob as condições adversas da água salgada é possível que tenha sido perda total.
Em um vídeo vazado que circulou pela redes sociais alguns dias depois do acidente, é possível ver o momento em que a aeronave bate no convés de voo e se arrasta até cair no mar.
F-35C ramp strike on the USS Carl Vinson pic.twitter.com/dadOzzIvgO
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) February 6, 2022
Também é possível ouvir a comunicação do Landing Signal Officer (LSO, na sigla em inglês) – militar responsável por fornecer informações de altitude e velocidade aos pilotos que estão pousando – com o piloto do avião acidentado. Em um determinado momento, o LSO começa a gritar para o aviador arremeter e colocar potência nos motores.
O acidente que aconteceu em janeiro feriu o piloto e outros seis marinheiros que foram levados a um hospital, mas de acordo com a Marinha dos Estados Unidos os militares já estão bem.
Por André Magalhães
Publicado em 03/03/2022, às 19h15
+lidas