Cirrus SF50 Vision apresentou indicação de situação de perda de sustentação em condições normais de voo
Após três incidentes graves envolvendo o sensor de ângulo de ataque (AoA, na sigla em inglês) o monojato SF50 Vision Jet, da Cirrus foi proibido de voar em todo o mundo pelo FAA (Federal Aviation Administration), dos Estados Unidos.
O Cirrus Vision Jet é um modelo de entrada na categoria de jatos, com valor inferior aos US$ 2 milhões, estando abaixo dos Phenom 100, da Embraer e turbo-hélices usados.
A agencia norte-americana de aviação emitiu uma diretriz de aeronavegabilidade de emergência suspendendo todos os voos do modelo, que embora tenha jurisdição apenas nos Estados Unidos, a medida impacta na prática a frota mundial, visto que a maior parte das agências acatam decisões do FAA. Atualmente a frota de Vision Jet nos Estados Unidos é de 99 aeronaves.
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A emissão da diretriz ocorreu com a constatação que em três casos o sistema de alerta e proteção contra estol (SWPS) ou o engajamento eletrônico de estabilidade e proteção (ESP) foram acionados de forma incorreta, sem a aeronave se aproximar de uma condição de perda de sustentação. Segundo os relatórios, o sistema atuou baseado em dados errados do sensor de ângulo de ataque, com o avião mantendo condições normais de voo. Um dos resultados é a informação incorreta aos pilotos que podem agir para solucionar um caso inexistente e colocar a aeronave em condição de risco em diversas situações.
De acordo com a fabricante o AoA, a Aerosonic, o problema pode ser um problema na qualidade de montagem de três sensores, que foram justamente os causadores dos incidentes relacionados. Dois parafusos de fixação que seguram o eixo do potenciômetro as palhetas do AoA podem ter tido um torque inadequado, mudando a força necessária para a correta atuação do sistema.
Contudo, embora coincidentemente seja o segundo avião paralisado por problemas com o AoA, o sistema do Cirrus não possui nenhuma relação com o MCAS, utilizado pelo Boeing 737 MAX. No caso do monojato o sistema apenas alerta uma situação inexistente da condição de voo, sem tomar nenhuma atitude automática.
De acordo com a Cirrus, os sensores podem ser trocados, sem custo, através do boletim SB5X-34-03.
Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 22/04/2019, às 08h00 - Atualizado às 08h37
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