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Virando a mesa

Mais de 13.000 aviões participaram do Dia D

Desembarque épico na Normandia completa 75 anos


Enquanto na Itália a ofensiva aliada desembocava em 4 de junho na ocupação de Roma, na Grã-Bretanha se estava prestes a lançar a maior tentativa de operação anfíbia a que o mundo assistiu até hoje: a Operação Overload, o grande salto para a costa francesa cruzando o Canal da Mancha.

Aliás, atravessar o mal traduzido "Canal da Mancha", o qual, dependendo de que lado se estiver chama-se "British Channel" (do lado inglês) ou "La Manche" (do lado francés). Sendo que "manche", em francés, não quer dizer "mancha", mas "manga" ou “empunhadura” de uma alavanca ou ferramenta, daí o nosso conhecido “manche”.

Os números dos aliados eram surpreendentes, com 13.000 aeronaves, sendo:

  • 2.467 bombardeiros de quatro motores
  • 1.645 bombardeiros médios
  • 5.409 caças e caças-bombardeiros
  • 2.355 aviões de transporte
  • 860 planadores

Além disso, havia 27.000 paraquedistas e tropas treinadas para pouso aéreo, com equipamento completo de tanques leves de 4 toneladas, transportados nos maiores planadores.

As forças aéreas à disposição de Einsehower, comandante-em-chefe das forças aliadas, estavam se impondo. Desde o final de 1943, a 9ª Força Aérea dos EUA foi transferida do Mediterrâneo para a Grã-Bretanha. Previa-se que tanto os bombardeiros pesados ​​da 8ª como da 9ª Força Aérea participariam de maneira massiva nas operações de apoio. Os caças da 8ª escoltariam os bombardeiros táticos na frente, especialmente com os Lockheed P-38 Lightning e os North American P-51 Mustang, enquanto os Republic P-47 Thunderbolt, seriam usados como caça bombardeiros . Cada uma das duas grandes unidades americanas tinha aproximadamente 3.000 aeronaves. No primeiro dia da invasão, as forças americanas realizaram 8.722 missões e as da RAF executaram 5.767.

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O DIA D

O ataque às costas francesas começou na madrugada de 6 de junho (o "Dia D", em código), quando 5.000 toneladas de bombas caíram sobre as defesas da Muralha do Atlântico. Ass aeronave da RAF tinha a tarefa específica de eliminar os 120 radares de diferentes potências dos alemães, agrupados em 47 centros de observação; a operação foi realizada tão bem que mais de 100 desses radares foram destruídos dentro de 24 horas antes do desembarque, e os alemães estavam praticamente sem "olhos".

Privados da sua capacidade de monitorar os movimentos do inimigo, comunicações interrompidas, enganados por manobras evasivas e aeronaves e navios ingleses, submetidos a bombardeio maciço e também com as condições meteorológicas consideradas desfavoráveis ​​para o pouso, os alemães foram completamente tomados de surpresa.

Em oposição à impressionante força aliada, foi apenas a 3º Luftflotte, que, embora no papel agrupasse corpos orgânicos de uma certa consistência, na realidade tinha apenas 815 aeronaves, incluindo aquelas para tarefas secundárias: a quantidade de aeronaves absolutamente insuficiente para obstruir os desembarques aéreos aliados e tentar neutralizar o poder extremo da USAAF e da RAF.

Dado o número de aeronaves diferentes para a invasão, o comando aliado decidiu distinguir seus próprios aviões com listras pretas e brancas nas asas e fuselagem, a fim de evitar o risco de que fossem atingidos pelo fogo amigo oposição, durante a confusão que certamente ocorreria no céu sobre as praias e os locais de desembarque.

Na verdade, essa marca suplementar de reconhecimento não seria necessária. Apenas dois Focke-Wulf FW.190 atacaram com suas armas o contingente desembarcado no setor britânico, mas sem causar danos excessivos. No dia da invasão, Sperrle, comandante da 3ª Luftflotte, só podia contar com 300 aeronaves.

Nos dias seguintes, a Luftwaffe tentou, tarde demais, recorrer a outras unidades. Da Alemanha, 200 caças chegaram em voo, seguidos por outros 100 nas 48 horas seguintes. Do Báltico vieram bombardeiros e torpedeiros, e centenas de outros lugares. Uma semana após o desembarque, a força da 3ª Luftflotte aumentou para 1.000 aeronaves, tudo em vão.

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DESEMBARQUE DESDE O AR

Particular menção deve ser feita às operações de desembarque planejadas atrás da Muralha do Atlântico e em apoio ao ataque anfíbio. Nessas operações, a 82ª e a 101ª Divisão de Para quedistas Americanas participaram, com um total de mais de 17.200 homens, comandados pelos generais Ridgway e Taylor. Eles foram equipados com abundância de meios de comunicação e também tinham feito que o lançamento de seus homens fosse precedido pelo de bonecos de borracha vestidos de para quedistas e equipados com dispositivos pirotécnicos que começavam a explodir apenas o boneco tocava o solo, dando a impressão de que ele estava atirando.

Toda essa simulação foi para confundir os alemães sobre a verdadeira extensão do pouso no ar. Mais de 2.500 para quedistas não retornariam quando a contagem final foi feita. Os ingleses também haviam programado um pouso aéreo com para quedistas e planadores da 6ª Divisão, mas o resultado não foi melhor que o dos americanos.

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Por Santiago Oliver | Fotos: Arquivo
Publicado em 06/06/2019, às 19h50 - Atualizado em 07/06/2019, às 17h29


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