Aeronave baseada no 777-300ER terá capacidade superior aos 747F
Big Twin será um dos maiores cargueiros da atualidade, com capacidade superior ao do 747-400F
A Gecas e a Israel Aerospace Industries estão trabalhando no desenvolvimento de uma versão cargueira convertida do Boeing 777-300ER.
Apelidado de The Big Twin, em alusão ao ser o maior avião bimotor do mundo, o modelo será uma produzido através de um Programa de Desenvolvimento do Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) baseado no 777-300ER. O projeto e desenvolvimento será conduzido pela israelense IAI e prevê um avião com 25% mais capacidade que os atuais 777F e que seja até 21% econômico no consumo por tonelada do que aviões cargueiros de quatro motores, como o Boeing 747.
O novo avião vai utilizar a mesma porta lateral dos Boeing 777F, modelo derivado do 777-200LR, que são produzidos pela própria Boeing como um avião de série. Esta nova variante será designada como 777-300ERSF (Special Freighter) e terá porta cargueira instalada na parte posterior da fuselagem, logo atrás da asa, com 3,72 x 3,05 metros. A capacidade interna será superior aos 777F, tendo espaço para mais dez containers padrão de 2,4 x 3,2 metros, cada. Em relação aos 747-400F o avião pode carregar oito contêineres a mais, graças ao formato da fuselagem que não estreita em sua parte traseira.
A IAI e Gecas destacam que uma das virtudes do novo avião, além de sua elevada capacidade de transporte, é contar com a mesma carteira de pilotos que os atuais 777, oferecendo mais de 90% de comunidade de manutenção com os 777-300.
O primeiro protótipo será baseado em um avião da própria Gecas, que prevê um mercado potencial para mais de 200 aeronaves nos próximos anos. A expectativa é utilizar inicialmente parte dos aviões recém retirados de serviço, que totalizam 33 aeronaves no total, além de diversos outros que serão aposentados até o final da próxima década. Atualmente a frota global de 777-300ER é composta por mais de 800 aviões. A Gecas espera obter com o novo avião aproximadamente 50% do mercado cargueiro de grande capacidade. A expectativa é que diversos 747-400F comecem a ser retirados de serviço na década de 2020, ampliando a necessidade de aeronaves mais modernas e com grande elevada capacidade. O 777-300ERSF poderá transportar até 20 toneladas a mais de carga que os 777F, atendendo basicamente o mesmo mercado do 747-400F em termos de tonelada transportada.
A primeira aeronave será convertida nas instalações da IAI em Tel Aviv em dezembro de 2020, com a certificação e entrada de serviço programadas para o final de 2022. Segundo a fabricante, o tempo de conversão será em média de cinco meses por aeronave.
Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 18/10/2019, às 13h00 - Atualizado às 15h01
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