AERO Magazine
Busca

Alerta de congestionamento

Maior aeroporto da América do Sul terá mais voos a partir de outubro

Avianca uma das aéreas mais pontuais do mundo alerta para risco de atrasos no aeroporto de Bogotá, que receberá 74 voos por hora a partir de outubro


El Dorado é o principal centro de conexões da Avianca - Reprodução
El Dorado é o principal centro de conexões da Avianca - Reprodução

As autoridades colombianas decidiram aumentar a capacidade do aeroporto internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia. O atual maior aeroporto da América do Sul receberá mais voos entre o dias 29 de outubro a 30 de março de 2024.

Durante o período, os reguladores aumentaram de 66 para 74 as autorizações de pousos e decolagens (slots) por hora no aeroporto internacional de Bogotá, retomando aos níveis operacionais mais altos registrados de sua história.

A Avianca, principal operadora do terminal, questiona o aumento do número de voos. A companhia que é uma das mais pontuais do mundo alerta para riscos de congestionamento e significativos atrasos nos voos.

Embora esteja investindo US$ 423 milhões para ampliar sua presença no país, a Avianca afirma que o aumento dos slots é maior que os 68 sugeridos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Os executivos da empresa advertem que o fluxo de aviões exigirá uma coordenação entre os órgãos administrativos, reguladores e as concessionárias não só na capital, mas também em  Medellín, Cali e Cartagena.

O aeroporto internacional de Bogotá movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, superando os 34,4 milhões de embarques e desembarques registrados em Guarulhos, na grande São Paulo, tornando-se o mais movimentado da América do Sul, e o segundo maior da América Latina, abaixo apenas do terminal da Cidade do México.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 15/09/2023, às 12h10


Mais Notícias