El Dorado movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, superando em cerca de 1,1 milhão o tráfego registrado em Guarulhos
O aeroporto El Dorado, em Bogotá, movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, tornando-se o mais movimentado da América do Sul. O terminal superou em cerca de 1,1 milhão o tráfego de Guarulhos, que registrou 34,4 milhões de embarques e desembarques no ano passado.
Além de assumir a liderança no fluxo de passageiros na América do Sul, o aeroporto de Bogotá só é superado na América Latina pelo terminal da Cidade do México, por onde passaram 46,2 milhões de pessoas.
Durante o ano de 2022, El Dorado retomou em 101% as operações em relação a 2019, ano pré-crise sanitária.
Principal centro de conexões da Avianca, o terminal aéreo de Bogotá conecta os mercados latino-americano e norte-americano, além de voos diretos para as principais capitais da Europa.
O aeroporto da capital colombiana foi reconhecido pela Cirium, principal referência de dados da indústria aérea, como o nono mais pontual do mundo, com 80,72% dos mais de 273 mil voos no horário.
Além disso, a Skytrax, consultoria britânica especializada em qualidade de transporte aéreo internacional, reconheceu El Dorado como o melhor aeroporto da América do Sul.
No ano passado, quatro novas companhias aéreas iniciaram seus serviços na capital colombiana; Plus Ultra, Arajet, Turpial Airlines e Ultra Air. O aeroporto El Dorado possui voos de trinta e três companhias aéreas que voam para 88 destinos, sendo 42 domésticos e 46 internacionais.
"Recebemos com orgulho e satisfação esta notícia, pois ela é fruto de um trabalho árduo que temos feito junto com toda a comunidade aeroportuária, para fazer de El Dorado a porta de entrada da América Latina e promover o turismo nacional e internacional. Na OPAIN, continuaremos trabalhando para oferecer avanços em infraestrutura e tecnologia, para continuar atendendo à crescente demanda de passageiros e oferecer um serviço melhor a cada dia a todos os nossos usuários que se conectam com a Colômbia e o mundo", disse Natalí Leal, gerente geral da OPAIN, administradora do aeroporto.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/02/2023, às 15h47
+lidas