AERO Magazine
Busca

Investimento

Lufthansa otimizará voos com novo sistema nos A320neo

Novos A320neo da Lufthansa terão nova tecnologia instalada, sistema transmite informações de trajetória em voo em tempo real


Companhia aérea alemã possui encomenda para 65 aviões da família A320neo - Airbus
Companhia aérea alemã possui encomenda para 65 aviões da família A320neo - Airbus

O Grupo Lufthansa vai investir em novas tecnologias para transmitir informações de trajetória de seus voos em tempo real. A ferramenta que contribui para a eficiência das operações será instalada nos aviões da família A320neo.

A partir do ano que vem, a Lufthansa receberá novos A320neo e A321neo equipados com a nova tecnologia de perfil de voo ADS-C EPP (Automatic Dependent Surveillance - Contract Extended Projected Profile).

A Lufthansa possui pedidos firmes para 65 aeronaves da família A320neo, em todos eles serão instalados os ADS-C EPP. Além dos aviões de corredor único, o uso do equipamento está aprovado nos A330neo.

A nova ferramenta adotada pela transpostadora alemã se tornará padrão na Europa a partir de 2028, sendo obrigatório em todos os aviões e sistemas terrestres de controle do tráfego aéreo recém entregues para os países da União Europeia.

O ADS-C EPP transmitirá automaticamente as informações de trajetória de voo em formato quadridimensional, que descreve o curso posterior de um voo nas três dimensões espaciais, comprimento, largura e altura.

Os dados são gerados pelo sistema de gerenciamento de voo (Flight Management System, FMS na sigla em inglês) da aeronave para o controle de tráfego aéreo a qualquer momento. 

Com bases nessas informações mais precisas fornecidas pela a aeronave, o controle de tráfego aéreo poderá tornar as operações mais eficientes, selecionando rotas, desvios, vetores afim de otimizar o espaço aéreo.

Em um primeiro momento, as novas aeronaves da Lufthansa poderão utilizar o novo sistema de informação em voo no espaço aéreo de Maastricht, o primeiro da Europa a atender todos os requisitos do ADS-C EPP.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 06/07/2023, às 13h00


Mais Notícias