Novos A320neo da Lufthansa terão nova tecnologia instalada, sistema transmite informações de trajetória em voo em tempo real
O Grupo Lufthansa vai investir em novas tecnologias para transmitir informações de trajetória de seus voos em tempo real. A ferramenta que contribui para a eficiência das operações será instalada nos aviões da família A320neo.
A partir do ano que vem, a Lufthansa receberá novos A320neo e A321neo equipados com a nova tecnologia de perfil de voo ADS-C EPP (Automatic Dependent Surveillance - Contract Extended Projected Profile).
A Lufthansa possui pedidos firmes para 65 aeronaves da família A320neo, em todos eles serão instalados os ADS-C EPP. Além dos aviões de corredor único, o uso do equipamento está aprovado nos A330neo.
A nova ferramenta adotada pela transpostadora alemã se tornará padrão na Europa a partir de 2028, sendo obrigatório em todos os aviões e sistemas terrestres de controle do tráfego aéreo recém entregues para os países da União Europeia.
O ADS-C EPP transmitirá automaticamente as informações de trajetória de voo em formato quadridimensional, que descreve o curso posterior de um voo nas três dimensões espaciais, comprimento, largura e altura.
Os dados são gerados pelo sistema de gerenciamento de voo (Flight Management System, FMS na sigla em inglês) da aeronave para o controle de tráfego aéreo a qualquer momento.
Com bases nessas informações mais precisas fornecidas pela a aeronave, o controle de tráfego aéreo poderá tornar as operações mais eficientes, selecionando rotas, desvios, vetores afim de otimizar o espaço aéreo.
Em um primeiro momento, as novas aeronaves da Lufthansa poderão utilizar o novo sistema de informação em voo no espaço aéreo de Maastricht, o primeiro da Europa a atender todos os requisitos do ADS-C EPP.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 06/07/2023, às 13h00