Inédito no Brasil, programa de navegação digital da Gol recebeu autorização da ANAC
O projeto de navegação digital implementado pela Gol Linhas Aéreas recebeu o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tornando-se a primeira companhia aérea do Brasil a utilizar o recurso. O programa inovador introduzido em março deste ano, garante a companhia aérea mais eficiência, agilidade, segurança e sustentabilidade aos processos operacionais.
A navegação digital substituiu os tradicionais recursos de orientação impressos e passam a ser fornecidos por meio de tecnologias baseadas via satélite. A digitalização das informações de navegação de cada voo chega de forma direta ao pilotos da Gol, que recebem no tablets instalados nos cockpits dos Boeing 737, todos os dados da rota a ser cumprida.
O programa fornece uma melhora significativa na gestão, comunicação e orientação situacional dos tripulantes técnicos, garantindo assim uma melhora significativa na segurança e no índice de pontualidade da empresa.
Além dos beneficios operacionais, a iniciativa torna as operações da Gol mais sustentáveis. Antes impressa, os dados de navegação possuiam em média vinte e cinco páginas, e em muitas situações eram entregues aos pilotos por meio da utilização de veículos à combustão.
O processo de digitalização da Gol começou em 2018, desde então, a transportadora estima que deixou de utilizar cerca de 41,5 milhões de folhas de papel, 48,9 milhões de litros de querosene de aviação, R$ 13,9 milhões em recursos financeiros, e a não emissão de mais de 4,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²) na atmosfera.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/05/2023, às 11h21
+lidas