AERO Magazine
Busca

Tráfego aéreo

Aeroportos brasileiros movimentaram 180 mil aeronaves em abril

Aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Brasília foram os mais movimentados, segundo dados do CGNA


Boeing 737-800 na final para pouso no aeroporto de Brasília, terceiro mais movimentado do país - Fábio Maciel/ASCOM - DECEA
Boeing 737-800 na final para pouso no aeroporto de Brasília, terceiro mais movimentado do país - Fábio Maciel/ASCOM - DECEA

Os principais aeroportos do Brasil movimentaram cerca de 181 mil aeronaves durante o mês de abril, considerando os pousos e decolagens de 50 localidades registradas no relatório do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), queda de 1,1% quando comparado ao mesmo período de 2019.

Segundo o levantamento do órgão ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, manteve a primeira posição entre os mais movimentados do Brasil em abril. Foram registrados 21.848 pousos e decolagens, média diária de 728 voos, alta de 21,4%, o que representa 93% do tráfego de abril de 2019.

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Brasília completam a lista dos três aeroportos mais movimentados do país. O terminal aéreo da capital paulista cresceu 16,4% na comparação anual, para 18.806 voo ou 627 operações por dia. Os números de pousos e decolagens superou em 4,7% o volume registrado antes da crise sanitária.

Já o internacional de Brasília, principal centro de conexões domésticas do país, movimentou 12.107 aeronaves, se aproximando dos níveis pré-crise sanitária, o equivalente a 99,7% do níveis obtidos frente quatro anos atrás. 

Alvo de críticas tanto do governo federal como da prefeitura da cidade, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registrou 10.653 operações, superando em 27,4% o tráfego de abril de 2019.

Os aeroportos de Campinas, Confins, Recife, Porto Alegre, Salvador e Curitiba completam a lista dos dez mais movimentados em abril.

CGNA
Gráfico disponibilizado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).
  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Wesley Lichmann
Publicado em 25/05/2023, às 10h33


Mais Notícias