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Cruzando as nuvens

Azul é homologada para operar com mau tempo no aeroporto Santos Dumont

Homologação é exclusiva para o Airbus A320neo, mas empresa espera incluir também o E195-E2


Homologação reduz teto para aproximação no Santos Dumont para apenas 300 pés (90 metros)

A Azul recebeu da Anac a autorização para fazer procedimentos de aproximação para o aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, em condições climáticas desfavoráveis.

A homologação RNP-AR 0.1 concedida ao Airbus A320neo permite reduzir a exposição do avião ao mau tempo, principalmente no inverno, quando a ocorrência de nuvens baixas e de nevoeiro são frequentes na bacia da Baía de Guanabara, onde está o principal aeroporto carioca.

Sem o RNP-AR 0.1 as aproximações somente podem ser feitas em até 950 pés (290 metros). Caso o teto esteja mais baixo existe a obrigatoriedade de alterar para outro aeroporto, neste caso, usualmente o Galeão (GIG), na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro.

Com o novo procedimento é possível manter aproximações precisão até uma altura de até 300 pés (90 metros), mesmo sob condições meteorológicas desfavoráveis.

O Santos Dumont é o principal hub da Azul no Rio de Janeiro, onde há voos para dezessete destinos. A companhia agora trabalha para obter autorização para que os E2 da Embraer obtenham a mesma homologação.

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Marcel Cardoso
Publicado em 12/07/2021, às 17h45 - Atualizado em 13/07/2021, às 17h03


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