Trabalho novo

Veterano avião espião passa a ser usado como um roteador de dados

Lockheed Martin capacita o U-2 como ponte de transmissão de enlace de dados


Lockheed U-2

U-2 assume nova função de roteador de dados no campo de batalha

O veterano U-2, que por mais de seis décadas tem sido um dos principais aviões da inteligência dos Estados Unidos, deverá assumir uma nova função altamente tecnológica e relativamente recente.

O Projeto Hydra, desenvolvido pela Lockheed Martin, prevê utilizar o U-2 como um roteador de dados para os avançados F-22 e F-35, fornecendo maior capacidade de guerra centrada em rede.

O sistema aproveita o Open Systems Gateway (OSG) a bordo do U-2 para criar uma plataforma de compartilhamento de dados entre aeronaves em voo, equipes de solo e embarcações em no mar.

Através do Intra-Flight Data Link (IFDL) e do Multifunction Advanced Data Link (MADL) o avião compartilhou dados do teatro de operações com um F-22 e cinco F-35, incluindo detalhes de alvos para os computadores de missão dos caças e visores dos pilotos.

Esquema mostra como o U-2 pode encaminhar pacotes de dados entre redes de combate

Como uma espécie de roteador de dados, o U-2 foi o responsável por transmitir e receber faixas-alvo para as comunicações bidirecionais entre aeronaves de quinta geração, se tornando uma ferramenta fundamental para agilizar o processamento de dados em combate. O sistema permite aos operadores ter as informações de tomada de decisão em poucos segundos, ao invés de um processo que muitas vezes leva longos e preciosos minutos.

O projeto aproveita os recursos de datalink da linha de visão (LOS) e além da linha de visão (BLOS) do U-2, para compartilhar os dados diretamente com usuários táticos e globais para um centro de controle de missões comum.

O projeto Hydra também possibilitou que pela primeira vez os dados do sensor de um F-35 fossem entregues as equipes de solo através de um link de alvos tático (TTNT, na sigla em inglês) e Link-16.

Por Gabriel Benevides

Publicado em 6 de Maio de 2021 às 17:00


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