Helicópteros e navios militares prestam apoio aéreo, logístico e de emergência no resgate no litoral Norte de São Paulo
As forças armadas estão atuando nas operações humanitárias em apoio às vítimas das fortes chuvas que assolaram o litoral Norte de São Paulo nos últimos dias.
Helicópteros do Exército estão atuando na região de São Sebastião-SP no resgate de vítimas e no apoio logístico. O Comando de Aviação do Exército (CAVEX) mobilizou seis aeronaves, sendo três HM-1 Pantera, dois HM-4 Jaguar e HM-3 Cougar, assim como equipes de especialistas.
O Comando de Aviação do Exército segue operando na Barra do Sahy. No 3ª dia de operação, 30 militares de aviação e 6 aeronaves atuam na entrega de mantimentos, resgate de feridos, transporte de tropas de resgate e reconhecimento de áreas de risco. #EmergenciaLitoralNortepic.twitter.com/AbM9CjvTti
— Exército Brasileiro 🇧🇷 (@exercitooficial) February 22, 2023
A Marinha anunciou o deslocamento do navio Navio-Aeródromo Multipropósito "Atlântico", o maior da esquadra brasileira, que vai prestar apoio como hospital de campanha, oferecendo tratamento médico emergencial e apoio a logística dos militares.
Segundo a Marinha, o navio tem capacidade para seis helicópteros do Comando da Força Aeronaval, três Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal, com capacidade para até 35 pessoas e que podem ajudar na movimentação de vítimas e equipes de socorro.
Soma-se a lista o completo centro médico do navio que conta com profissionais de saúde especializados em ortopedia, cirurgia geral, anestesia, clínico geral, além de farmacêuticos, cirurgiões dentista, técnicos em enfermagem, auxiliar de higiene bucal e auxiliar de laboratório (patologia clínica). O navio Atlântico ainda tem um estoque de saúde de reação primária.
“Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, é o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, destacou Edgar Luiz Siqueira, comandante em chefe da Esquadra.
A Marinha também deslocará o navio de desembarque de carga geral Guarapari, que conta com uma rampa que permite atracar em praias para o resgate de vítimas que ainda estão em áreas isoladas.
Por André Magalhães
Publicado em 22/02/2023, às 12h30
+lidas