AERO Magazine
Busca

Menos imposto = mais voos

Latam passa a oferecer stopover em São Paulo

Medida faz parte de acordo formalizado com o governo paulista para redução da alíquota no ICMS do combustível


Após redução no ICMS no combustível de aviação, Latam amplia voos e cria opção de stopover em São Paulo

A Latam Airlines formalizou a criação do serviço de stopover, que estará disponível a todos os passageiros que fizerem conexão em São Paulo/Guarulhos, e também no aeroporto de Congonhas. A medida permitirá que passageiros que passem pelos dois aeroportos de São Paulo possam permanecer por até 3 dias na capital paulista, sem qualquer custo adicional.

A medida é uma das contrapartidas oferecidas pela companhia aérea dentro do acordo formalizado com o setor de transporte regular e o Estado de São Paulo, que reduziu a tributação do ICMS sobre o querosene de aviação. A alíquota que passou a ser de 12%, ante os 25% cobrados anteriormente, tinha como objetivo estimular a criação de novos voos e serviços no estado.

LEIA TAMBÉM

“A parceria com o Governo do Estado de São Paulo nos permite colaborar com o desenvolvimento do turismo de negócio e lazer, conectando São Paulo dentro e fora do País”, afirmou Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A Latam segue a ação similar já anunciada pelas demais companhias aéreas, como a Azul e Gol, que ampliaram a oferta de voos e oferecem uma parada sem custo em São Paulo. Para o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, o anuncio é um resultado positivo do programa São Paulo Pra Todos, que tem entre seus compromissos a promoção do stopover em todo o Estado. “Ao oferecer ao turista [de lazer ou negócios] a chance de fazer uma parada, damos a ele tempo para conhecer a cidade e até visitar outros destinos”, comenta.

De acordo com dados oficiais do governo paulista, desde a redução do ICMS sobre o valor do querosene aeronáutico, o estado de São Paulo registrou crescimento no turismo “O turismo paulista cresceu 7,7% no primeiro semestre, muito acima de toda a economia do país”, disse o secretário. A expectativa do governador João Doria é que a arrecadação em meados de março de 2020 seja a mesma obtida antes da redução, visto que aumentou a quantidade de combustível vendido em São Paulo.

Desde a data de efetivação do acordo de ICMS, a Latam já aumentou em 238 os voos semanais a partir de Guarulhos e Congonhas, projetando ainda mais a conectividade entre a capital paulista e demais destinos no Brasil, em especial cidades secundárias, distante dos grandes centros e capitais. Ao todo, o estado possui mais de 700 novos voos semanais, criados pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras em 2019.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 02/12/2019, às 15h00 - Atualizado às 17h00


Mais Notícias